Luxemburgo devolve confiança e faz Vasco sonhar com objetivos maiores no Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo reanima o elenco do Vasco da Gama, ganha retorno de Benítez e faz o time sonhar por maiores objetivos no Brasileiro.

Elenco do Vasco no treino deste domingo
Elenco do Vasco no treino deste domingo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Até então amargando as últimas posições da tabela do Campeonato Brasileiro, no chamado Z-4, o Vasco viu a sua realidade mudar, quase que de uma hora para a outra. Desde que o técnico português Ricardo Sá Pinto foi demitido, em dezembro de 2020, e Vanderlei Luxemburgo teve o seu retorno a São Januário confirmado, o Cruz-Maltino virou a chave na tentativa de buscar objetivos maiores na competição.

Agora 15º colocado na tabela do Brasileirão, o Vasco recebe o lanterna Coritiba, neste sábado (16), em São Januário, pela 30ª rodada, e sonha com mais um resultado positivo. Se vencer, vai a 35 pontos, se distancia ainda mais do Z-4 e pode, por quê não, pensar em uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. A partida terá tempo real no ESPN.com.br.

Em relação ao seu retorno a São Januário, já na estreia, no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, em Goiânia, pela 28ª rodada, Luxa conseguiu tirar o Vasco da zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino foi a 16º na tabela, com 29 pontos, apenas um a mais do que o Bahia, que caiu para 17º.

Na rodada seguinte, no clássico contra o Botafogo em São Januário, o comandante cruz-maltino conquistou a sua primeira vitória desde o seu retorno, aplicando um 3 a 0 sobre o rival, e que contou com gols de Talles Magno, Andrey e Yago Pikachu, jogadores que estavam em baixa com Sá Pinto.

Foram apenas dois jogos, mas Luxemburgo conseguiu recuperar a autoestima dos seus jogadores, principalmente os que vieram da base, incluindo também os volantes Bruno Gomes e Juninho nesta lista, e dar um novo estímulo ao time.

Talles Magno, inclusive, foi quem mostrou uma maior mudança de atitude. De reserva com Sá Pinto, o camisa 11 voltou ao time titular com Luxa, assim como Juninho, e voltou a mostrar seus dribles – e também seus gols – em campo. Vale lembrar, inclusive, que foi o próprio treinador quem o promoveu aos profissionais do time, em 2019.

Assim como ele, também chegaram para somar no time o meio-campista Caio Lopes e o meia-atacante Gabriel Pec, campeões da Copa do Brasil Sub-20 com o Cruz-Maltino. O segundo, inclusive, também teve chance com Luxa no profissional, mas acabou retornando à base pouco tempo depois.

Por outro lado, Luxemburgo também ganhou de volta o ‘reforço dos sonhos’ da torcida: o meia Martín Benítez, que assinou novo contrato de empréstimo junto ao Independiente, agora até junho de 2021, e já treinou ao longo da semana no clube carioca. O argentino, entretanto, deve começar o jogo contra o Coritiba do banco de reservas.

Para a partida, a única mudança deverá ser o retorno do lateral-direito Léo Matos, que cumpriu suspensão contra o Botafogo. Portanto, o Cruz-Maltino deverá ir a campo com: Fernando Miguel, Léo Matos, Werley, Leandro Castan, Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil, Juninho, Pikachu, Talles Magno e Germán Cano.

Depois da partida contra o Coritiba, o Vasco encara o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 31ª rodada, no Nabi Abi Chedid, palco onde Luxemburgo começou a ter destaque no cenário nacional de treinadores. O jogo será no dia 20 de janeiro, uma quarta-feira.

Fonte: Espn

Comente

Veja também
Payet em Vasco x Internacional
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Rafael Paiva dá entrevista após Grêmio x Vasco
Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Coutinho em jogo contra o Atlético-MG
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.