Luta por Libertadores e volta de Paulinho: Vasco tem novembro decisivo pela frente

Vasco da Gama entra na reta final do Brasileiro brigando por Libertadores e na expectativa pelo retorno de Paulinho ao time.

Paulinho comemorando gol contra o Palmeiras
Paulinho comemorando gol contra o Palmeiras (Foto: Fabio Moreira Pinto/AGIF)

O mês de novembro que começa nesta sexta-feira promete ser agitado do início ao fim para o Vasco. Se o primeiro compromisso em campo é o clássico contra o Botafogo, na próxima terça-feira, no Estádio Nilton Santos, o clube terá quatro jogos no mês para tentar se aproximar do objetivo da temporada: uma vaga na Pré-Libertadores.

Para isso, na segunda quinzena, o Vasco pode ter um reforço que é aguardado desde fevereiro. Paulinho está em fase final de recuperação da lesão que o tirou praticamente de toda a temporada e pode ganhar minutos ainda neste mês.

A vitória contra o Bahia colocou o Vasco de vez na briga por uma vaga na Pré-Libertadores de 2025. O resultado diminuiu a distância do clube carioca para a equipe baiana, que agora está só três pontos na frente, na sétima posição.

As classificações de Atlético-MG e Botafogo para a final da Libertadores e a vaga do Cruzeiro na final da Sul-Americana também abriram novas possibilidades na tabela do Vasco. Um G-7 está praticamente garantido, mas o Brasileirão pode ter um G-9, caso os campeões da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana estejam entre os oito primeiros.

Para se estabelecer entre os primeiros da tabela, o Vasco terá uma sequência de jogos importante no Brasileirão em novembro. A equipe de Rafael Paiva enfrentará três das cinco melhores equipes do campeonato de forma seguida: Botafogo (1º), Fortaleza (3º) e Internacional (5º).

Jogos do Vasco em novembro:

  • Botafogo x Vasco – terça, 05/11, às 21h30 no Nilton Santos
  • Fortaleza x Vasco – sábado, 09/11, às 19h no Castelão
  • Vasco x Internacional – data a confirmar, em São Januário
  • Corinthians x Vasco – data a confirmar, na Neo Química Arena

Há também a possibilidade de a partida entre Vasco e Atlético-GO, válida pela 36ª rodada do Brasileirão, ser realizada no fim de novembro.

A média histórica da oitava posição é de 54,6 pontos. Neste caso, o clube precisaria do aumento nas vagas na competição, que pode acontecer caso o campeão da Copa do Brasil e o da Libertadores estejam entre os seis primeiros do Brasileirão. Para chegar a esta marca, a equipe de Rafael Paiva precisaria de 12 pontos dos 21 restantes, um aproveitamento de 57%.

Volta de Paulinho

Paulinho está em fase final da recuperação da lesão que sofreu no fim de janeiro. O volante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e perdeu toda a disputa da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2024. Um dos destaques da temporada passada, o meia é aguardado com muita expectativa entre os torcedores.

Pode-se dizer que a espera está acabando. Paulinho deve ser liberado para jogar depois da partida contra o Fortaleza, no dia 9 de novembro. Se será relacionado ou não na partida seguinte, dependerá da confiança do jogador e da comissão técnica nas condições do atleta.

O Vasco trabalhou com Jair de forma parecida. Apesar do volante ter ficado liberado pelo departamento médico, o jogador só foi a campo quando ele e a comissão estavam 100% seguros com as condições físicas e mentais do atleta. A última etapa da recuperação é a confiança do jogador nos treinos e em campo, com um ritmo mais próximo aos das partidas, depois de um longo tempo parado.

Paulinho deve voltar na segunda quinzena de novembro aos poucos, ganhando minutos de acordo com o planejamento da comissão técnica do Vasco, assim como tem sido feito com Jair, que atuou mais de 20 minutos contra o Cuiabá e nos acréscimos do jogo contra o Bahia.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vascaínos aprovam a compra da SAF do Vasco para a 777
VP jurídico acusa 777 de fazer ‘pegadinha’ com o Vasco: ‘Destino era o abismo’

Vice-presidente do Vasco da Gama, Felipe Carregal deu novas explicações sobre a relação com a 777 Partners em novo vídeo publicado pelo Clube.

Pablo Galdames em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Universidad de Chile tem interesse em Galdames

O volante Pablo Galdames, de 27 anos, desperta interesse da Universidad de Chile e pode deixar o Vasco da Gama.

Com dois gols de Quintero, Racing vira diante do Corinthians e vai à final da Sula
Algoz do Corinthians, Quintero foi oferecido ao Vasco

Meia-atacante colombiano, Juan Quintero comandou a vitória do Racing sobre o Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana.

Time feminino Sub-17 do Vasco
Vasco estreia na Copa Rio Feminina Sub-17 nesta sexta-feira

Equipe feminina Sub-17 do Vasco da Gama enfrenta o América, às 15h, no CT Almirante Heleno, em Duque de Caxias.