Lukas Zuccarello revela inspiração em Coutinho para crescer no Vasco

Lukas Zuccarello revelou o sonho de vestir a camisa do Vasco no profissional, mas garante que o foco total na Copinha 2025.

Lukas Zuccarello, joia do Vasco
Lukas Zuccarello, joia do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Aos 18 anos, Lukas Zuccarello entra em 2025 como uma das esperanças do Vasco para o futuro. O meia está há pouco mais de dois anos em São Januário e chega para a próxima temporada com uma inspiração dentro e fora de campo para chegar longe dentro do clube: Philippe Coutinho.

– O futebol dele tem muita qualidade técnica, joga na mesma posição que a minha. E o Coutinho é muito grande, o futebol dele é muito bom. Tenho ele como inspiração tanto dentro de campo, como fora. Ele é um cara muito focado, dedicado, fala com todo mundo. É super humilde, então é uma inspiração.

Ainda tímido, Zuccarello revelou que já conversou com o camisa 11, que também é formado nas categorias de base do clube, quando participou de alguns treinamentos com o elenco profissional.

– Eu sou bem tímido, assim, mas já conversei algumas vezes com ele. Tanto que em alguns treinos, quando o profissional chama a gente, joguei com ele, tive boas experiências. Mas nunca fui de trocar muito papo, muito pela minha timidez (risos).

Incentivado pelo pai, Zuccarello iniciou seus primeiros passos no futsal no Elite Itaquerense, em São Paulo. Depois, com cerca de oito anos, o meia mudou seu foco para o futebol de campo ainda em Cidade Tirandentes, distrito localizado na Zona Leste de São Paulo. Na base, teve passagens por São Paulo, Nacional-SP e Corinthians.

Há pouco mais de dois anos no Vasco, o meia-atacante assinou com o clube em setembro de 2022, após passagem pela base do Sport, incentivado principalmente por ver a força da base do clube e os nomes que vinham se destacando.

– Em 2022, teve a Copa do Brasil sub-17, tinha 16 anos, eu ainda estava no banco, mas eu fui bem. Aí o Vasco teve interesse em mim. Naquela época, teve a final entre Vasco e Palmeiras, e o Vasco tinha Estrella, Rayan, GB, e muitos outros voando ali também. No Palmeiras, tinha Endrick, Luis Guilherme, Estêvão. Aí eu falei: “lá é um clube grande, se eu jogar com esses moleques que jogam muito, eu vou me forçar a evoluir”. Aí eu decidi ir para o Vasco.

Em São Januário, o atleta já foi campeão estadual três vezes: em 2022, com o sub-17; e em 2023 e 2024, com o sub-20. Zuccarello assinou seu primeiro contrato profissional com o clube em fevereiro do ano passado.

– Minha adaptação no começo foi difícil por causa disso, pela qualidade dos meninos daqui. Foi até bom porque exigiu um pouco mais de mim. O futebol daqui é um pouco diferente de Recife. Demorei um pouco para me adaptar à velocidade do jogo. Acho que até a virada de ano, eu tirei esse tempo para me adaptar. Em janeiro ali, já estava mais enturmado aos outros meninos do grupo, ao clima.

Lukinhas, como também é carinhosamente conhecido, já chegou a ser relacionado para dois jogos no profissional do Vasco no início do Carioca do ano passado, mas não chegou a entrar em campo. O jogador revelou o sonho de um dia vestir a camisa do clube no profissional, mas garante que o foco principal está na Copinha 2025.

– Meu desejo sempre vai ser estrear pelo profissional, mas meu foco total está na Copinha. Ali é o momento, temos que ir lá para fazer um excelente campeonato. Deus tem o tempo dele. Minha preocupação é me preparar. Mas o desejo de qualquer garoto é estrear pelo profissional e, se surgir a oportunidade, vou estar muito feliz – completou Zuccarello.

O Vasco está no Grupo 32 da Copinha, com Canaã-DF, Nacional-SP e XV de Piracicaba. O time estreia na competição no próximo dia 4 de janeiro diante do Nacional, no estádio Comendador Souza.

– A Copinha é um dos campeonatos mais importantes da base, talvez o mais importante. Estamos muito focados, estamos nos enturmando. Tem o pessoal do sub-17 que está subindo agora. Mas está sendo bem rápido porque temos bastante intimidade, nós do sub-20 com o sub-17. É um grupo jovem, mas estamos com a esperança de ir lá na Copinha para vencer. O Vasco é grande, vamos sempre para vencer. Com esse grupo, creio que a gente pode chegar bem longe.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Lukas Zuccarello
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.