Luiz Mello dividiu o Vasco; veja bastidores da saída do CEO

Luiz Mello deixou o cargo de CEO da SAF do Vasco da Gama nesta terça-feira (25). Executivo convivia com ambiente hostil no Cruzmaltino.

Luiz Mello em entrevista coletiva
Luiz Mello em entrevista coletiva (Foto: Marcelo Baltar)

Por mais eficazes que sejam as ferramentas de gestão criadas pela tecnologia, ainda não é possível virar as costas para antigos clichês. Em um deles parece começar a fazer sentido para os americanos da 777, majoritários na Vasco SAF. Convencido de que “o olho do fazendeiro é que engorda o gado”, Josh Wander, o principal executivo da empresa, aceitou os argumentos da diretoria associativa e afastou Luís Mello do cargo de CEO, remanejando-o dentro de sua estrutura internacional. Resta ver se há tempo para os efeitos da mudança chegar ao time que é lanterna da Série A.

O executivo, que era o poder máximo na nova estrutura, não tinha relação com o presidente do Vasco e isso dividiu e enfraqueceu a gestão. Mello foi contratado por Jorge Salgado em 2020 para atuar como um CEO do clube e foi peça estratégica na criação da SAF. Mas esteve perto de ser demitido ao ser mal avaliado por vice-presidentes, em meio às discussões com a 777 Partners para a venda de 70% das ações. Ao ser escolhido pelos americanos para ser o CEO da SAF, deflagrou uma crise interna.

Lúcio Barbosa, que cuidava das finanças, ocupará a função (ao que tudo indica, temporariamente) e a escolha foi vista como passo vital para a união entre o clube e a SAF. Mello, por mais bem preparado que fosse em ternos acadêmicos, não tinha o peso para gerir a empresa cuja missão é representar o futebol de uma instituição centenária, com 20 milhões de apaixonados. Basta ver as contratações medíocres que fez na composição dos quadros da gestão dos negócios do clube.

E aqui não falo apenas de Paulo Bracks, o advogado que assumiu o departamento de futebol, gastou R$ 117 milhões na formação do elenco e não conseguiu montar um time. Tem a assinatura de Luiz Mello a contratação de Caetano Marcelino, um jovem funcionário do Marketing do Flamengo, sem relevância no mercado, para a gestão comercial de um Vasco que, para seu histórico momento de transformação, precisava de um profissional com abertura em grandes empresas.

Custo a crer que uma SAF com orçamento bianual, estabelecido em contrato, de R$ 360 milhões tenha dificuldades para encontrar no mercado um executivo de ponta. Alguém que consiga enxergar que o clube precisa de craques em suas quatro pastas vitais: futebol, finanças, comercial e jurídica. Os demais acompanham a média. Mas estes têm de estar entre os melhores nomes do mercado. Lembrem-se de Ferran Soriano: “A bola não entra por acaso…”

Fonte: Extra

Mais sobre:Luiz Mello
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.