Luís Castro projeta clássico contra o Vasco: ‘Vamos defender a nossa honra’

O técnico do Botafogo, Luís Castro, quer melhorar o desempenho em clássicos contra o Vasco da Gama, no Maracanã.

Luís Castro, técnico do Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O Botafogo terá nesta quinta-feira, às 20h30, o segundo clássico da temporada quando entrar em campo para enfrentar o Vasco no Maracanã. O confronto será o primeiro de Luís Castro contra o rival do Rio de Janeiro, completando o histórico do português nos clássicos cariocas.

Perto de completar um ano no comando do Glorioso (foi apresentado em 29 de março de 2022), Castro estreou apenas na segunda rodada do Brasileirão e, como estavam em divisões diferentes do principal torneio nacional, não teve a oportunidade de jogar contra o rival de São Januário.

O português tem aproveitamento regular nos outros dois clássicos do Rio de Janeiro, contra Flamengo e Fluminense: 46,6%. Ao todo, foram cinco partidas, quatro em 2022 e uma em 2023, com duas vitórias, duas derrotas e um empate.

– O clássico é apaixonante, são os jogos que mais gostamos. Também temos nossos gostos. Só jogam clássicos equipes grandes, equipes que querem muito, que vão para o lado emocional, sem perder o lado racional. E é isso que vamos fazer. Vamos para o clássico com toda emoção, sem perder a racionalidade. Há uma envolvência fantástica. Mais uma vez, vamos defender a nossa honra – destacou Luís.

Se o histórico de Luís Castro contra os rivais ainda pode melhorar, os resultados recentes do Botafogo contra o Vasco não poderiam ser melhores. São quatro vitórias consecutivas, com oito gols marcados e nenhum sofrido. A última derrota foi no jogo de ida da final da Taça Rio do Cariocão de 2021.

Nos últimos 10 confrontos, são cinco vitórias do Glorioso, dois empates e apenas três derrotas. Não é só contra o Botafogo que a equipe de Maurício Barbieri vem sofrendo, inclusive. Nos último nove clássicos, são nove derrotas.

Com 16 pontos, o Glorioso é o líder da Taça Guanabara, empatado em pontos com o Fluminense, mas tendo um jogo a menos, justamente o clássico desta quinta-feira. O Vasco é o sexto colocado, dois pontos atrás do Volta Redonda, última equipe do G-4.

Luís Castro nos clássicos

  • 1×0 contra o Flamengo (Brasileirão 2022)
  • 0x1 contra o Fluminense (Brasileirão 2022)
  • 0x1 contra o Flamengo (Brasileirão 2022)
  • 2×2 contra o Fluminense (Brasileirão 2022)
  • 1×0 contra o Fluminense (Carioca 2023)

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Luís Castro
Comente

Veja também
Coutinho em jogo contra o Atlético-MG
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.