Lateral vira aposta do Vasco para avançar na Copa do Brasil

Lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Lucas Piton, voltou a viver boa fase após a chegada do técnico Fernando Diniz.

Lucas Piton celebra gol pelo Vasco
Lucas Piton celebra gol pelo Vasco (Foto: André Durão / ge)

Se o Vasco chegou à semifinal da Copa do Brasil no ano passado, muito se deve a Lucas Piton. O jogador marcou ou deu assistência em todas as fases até as semifinais da competição em 2024. Na atual temporada, o lateral busca repetir a fórmula contra o Botafogo, em partida válida pela volta das quartas de final da competição, nesta quinta-feira, no Nilton Santos.

O jogo terá um sabor especial para o jogador, que completará 150 jogos pelo Vasco. Contratado em 2023, Piton tem oito gols e deu 25 assistências com a camisa vascaína, números acima da média para um lateral.

Em 2025, Lucas Piton tem um gol e dez assistências. O número de passes para gols é o dobro do segundo maior garçom vascaíno da temporada (Nuno Moreira, com cinco). O lateral subiu de produção desde a chegada de Fernando Diniz ao clube. Das onze participações em gols, seis foram sob o comando do técnico.

Na atual edição da Copa do Brasil, Lucas Piton participou de um gol apenas na partida contra o CSA, em São Januário, na classificação nas oitavas de final. O lateral fez uma atuação sólida contra o Botafogo defensivamente, mas busca no jogo de volta uma atuação tão decisiva quanto teve no ano passado nas fases da competição.

Em 2024

Contra o Água Santa, o Vasco abriu 2 a 0 e levou a virada. Lucas Piton empatou o jogo nos acréscimos, levando a decisão para a disputa de pênaltis. Ele cobrou um dos pênaltis da classificação em São Januário.

Na terceira fase, Piton virou a partida que o Vasco perdia por 2 a 1 em São Januário. A equipe sofreu o empate e teve que decidir a classificação novamente nos pênaltis. Além do gol no tempo regulamentar, o lateral converteu sua batida nas penalidades novamente.

No jogo contra o Atlético-GO, o Vasco não fez uma boa partida e por pouco escapou de uma derrota em Goiânia. A equipe de Rafael Paiva foi superada durante a maior parte do jogo, mas Lucas Piton, no fim do jogo, ativou a dupla com Vegetti e cruzou para o atacante empatar a partida.

Na volta, em São Januário, o lateral marcou o gol da classificação para as quartas de final.

Contra o Athletico, Piton apareceu novamente. No jogo de volta, o lateral arrumou um cruzamento para Vegetti marcar de cabeça e levar o jogo para as penalidades. Com um a menos desde o primeiro tempo, a equipe se classificou de forma heroica para as semifinais na Arena da Baixada.

Para tentar repetir a dose, o Vasco entra em campo na quinta-feira, às 21h30, contra o Botafogo. A partida é válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Uma vitória simples no Nilton Santos classifica o time para as semifinais.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco e Botafogo não empatam no Nilton Santos há mais de 6 anos

Vasco da Gama e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira (11), no Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Diniz pode ganhar novas opções para enfrentar o Botafogo

O técnico Fernando Diniz pode ter retornos importantes para a partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil.

Hugo Moura abre o jogo sobre nova função no Vasco e cita Diniz

Volante de origem, Hugo Moura ganha nova função com Fernando Diniz no Vasco da Gama e explica como está a adaptação.

Allan Santos e Rodrigo Jr. são convocados para a Seleção Brasileira Sub-15

Destaques do Vasco da Gama, o meia Allan Santos e o atacante Rodrigo Jr. disputarão a Conmebol Liga Evolución pelo Brasil Sub-15.

Vasco pode ter retorno de 2 jogadores no clássico contra o Botafogo

Recuperados de problemas musculares, Paulo Henrique e Tchê Tchê ficarão à disposição do Vasco da Gama para o Clássico da Amizade.

Paulinho vive drama no Vasco; saiba detalhes

Destaque em 2023, Paulinho não recupera boa forma após grave lesão do ano passado e vive drama no Vasco da Gama.

Torcida do Vasco esgota ingressos para jogo da Copa do Brasil

O Vasco da Gama enfrenta o Botafogo pela volta das quartas de final da Copa do Brasil e torcida Cruzmaltina esgota ingressos.

Vegetti está a 3 gols de se tonar o 2º maior artilheiro do Vasco no século

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti marcou 24 gols em 2025 e é o maior goleador do futebol brasileiro na temporada.

Além da zaga, Vasco tem dor de cabeça com posição de volante

Vasco da Gama tenta superar o desfalque por tempo indeterminado do volante Jair, ao mesmo tempo que busca soluções para defesa.

Apesar de família vascaína, Oswaldo de Oliveira revela torcida para rival

Técnico do Vasco da Gama nos anos 2000, Oswaldo de Oliveira comandou o time nas campanhas dos títulos do Brasileiro e da Mercosul.