Local onde Expresso da Vitória brilhou inspira Trem-Bala do Vasco

Estádio Nacional de Santiago foi palco da primeira conquista continental do Vasco, em 1948.

O adversário é considerado complicado, e o placar, difícil de ser virado. Mas inspiração não falta para vencer o Universidad de Chile. Foi exatamente em Santiago, local do jogo desta quarta-feira, que o Vasco da Gama começou a desbravar a América. Não o conquistador português, que viveu no século XV, mas o time que em 1948 era conhecido como o Expresso da Vitória e que levantou a taça do Sul-Americano de Clubes Campeões. Agora será a vez de o Trem-Bala chegar à próxima estação, chamada Copa Sul-Americana.

A competição foi toda disputada no Estádio Nacional de Santiago há 63 anos. O Vasco tinha uma equipe que seria a base da Seleção Brasileira da Copa de 1950: Barbosa, Danilo, Friaça e Ademir Menezes, além do técnico Flávio Costa, eram alguns dos principais jogadores do país na ocasião. O Sul-Americano foi em pontos corridos, em turno único, com seis equipes além do Vasco: River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Municipal (Peru), Colo Colo (Chile), Litoral (Bolívia) e Emelec (Equador).

O Vasco sagrou-se campeão invicto, com quatro vitórias e dois empates. O último deles aconteceu na rodada final, com o River Plate. O duelo acabou por ser uma decisão, pois a equipe argentina terminou o Sul-Americano com um ponto a menos do que o time cruz-maltino.

Na década de 90 a Conmebol reconheceu o Sul-Americano de 1948 como uma versão da atual Libertadores. Dessa forma, o Vasco se denomina bicampeão continental, somando-se à sua conquista de 1998. O técnico Cristóvão Borges admitiu que coincidências não são levadas em consideração quando a equipe entra em campo. No entanto, mostrou-se satisfeito por estar num lugar que traz boas recordações ao clube.

– Essas coincidências não pesam muito. Nós vivemos o momento, mas tudo o que podemos, gostamos de usar a nosso favor – disse.

Em sua volta ao Chile, o Vasco não reencontrou o palco onde iniciou sua conquista da América. O Estádio Nacional não pôde abrigar a partida contra o Universidad de Chile porque será sede de um evento beneficente que acontecerá sexta-feira e sábado. Dessa forma, o duelo desta quarta será no Estádio Santa Laura, que pertence ao Unión Española. Assim, o que se viu nesta quarta pela manhã foi um campo totalmente tomado por estruturas metálicas e funcionários apressando a montagem do palco.

Confira a campanha do Vasco no Sul-Americano de 1948:

Vasco 2 x 1 Litoral-BOL – Gols: Lelé (2)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU – Gols: Ademir, Maneca, Danilo e Friaça
Vasco 4 x 0 Municipal-PER – Gols: Lelé, Friaça (2) e Ismael
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU – Gol: Ismael
Vasco 1 x 1 Colo Colo-CHI – Gol: Friaça
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG;

Fonte: globo esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile