Local onde Expresso da Vitória brilhou inspira Trem-Bala do Vasco

Estádio Nacional de Santiago foi palco da primeira conquista continental do Vasco, em 1948.

O adversário é considerado complicado, e o placar, difícil de ser virado. Mas inspiração não falta para vencer o Universidad de Chile. Foi exatamente em Santiago, local do jogo desta quarta-feira, que o Vasco da Gama começou a desbravar a América. Não o conquistador português, que viveu no século XV, mas o time que em 1948 era conhecido como o Expresso da Vitória e que levantou a taça do Sul-Americano de Clubes Campeões. Agora será a vez de o Trem-Bala chegar à próxima estação, chamada Copa Sul-Americana.

A competição foi toda disputada no Estádio Nacional de Santiago há 63 anos. O Vasco tinha uma equipe que seria a base da Seleção Brasileira da Copa de 1950: Barbosa, Danilo, Friaça e Ademir Menezes, além do técnico Flávio Costa, eram alguns dos principais jogadores do país na ocasião. O Sul-Americano foi em pontos corridos, em turno único, com seis equipes além do Vasco: River Plate (Argentina), Nacional (Uruguai), Municipal (Peru), Colo Colo (Chile), Litoral (Bolívia) e Emelec (Equador).

O Vasco sagrou-se campeão invicto, com quatro vitórias e dois empates. O último deles aconteceu na rodada final, com o River Plate. O duelo acabou por ser uma decisão, pois a equipe argentina terminou o Sul-Americano com um ponto a menos do que o time cruz-maltino.

Na década de 90 a Conmebol reconheceu o Sul-Americano de 1948 como uma versão da atual Libertadores. Dessa forma, o Vasco se denomina bicampeão continental, somando-se à sua conquista de 1998. O técnico Cristóvão Borges admitiu que coincidências não são levadas em consideração quando a equipe entra em campo. No entanto, mostrou-se satisfeito por estar num lugar que traz boas recordações ao clube.

– Essas coincidências não pesam muito. Nós vivemos o momento, mas tudo o que podemos, gostamos de usar a nosso favor – disse.

Em sua volta ao Chile, o Vasco não reencontrou o palco onde iniciou sua conquista da América. O Estádio Nacional não pôde abrigar a partida contra o Universidad de Chile porque será sede de um evento beneficente que acontecerá sexta-feira e sábado. Dessa forma, o duelo desta quarta será no Estádio Santa Laura, que pertence ao Unión Española. Assim, o que se viu nesta quarta pela manhã foi um campo totalmente tomado por estruturas metálicas e funcionários apressando a montagem do palco.

Confira a campanha do Vasco no Sul-Americano de 1948:

Vasco 2 x 1 Litoral-BOL – Gols: Lelé (2)
Vasco 4 x 1 Nacional-URU – Gols: Ademir, Maneca, Danilo e Friaça
Vasco 4 x 0 Municipal-PER – Gols: Lelé, Friaça (2) e Ismael
Vasco 1 x 0 Emelec-EQU – Gol: Ismael
Vasco 1 x 1 Colo Colo-CHI – Gol: Friaça
Vasco 0 x 0 River Plate-ARG;

Fonte: globo esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor em jogo contra o Vitória
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma comemorando gol contra o Athletico-PR
Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Eduardo Paes com bandeira do Vasco
Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Fernando Lima, o Zé Colmeia
Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.