Líder do returno, Vasco mostra que é o time a ser batido no Brasileiro

Vasco da Gama vive grande momento no Campeonato Brasileiro com seis vitórias nos últimos sete jogos da competição.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Bragantino
Jogadores do Vasco em jogo contra o Bragantino (Foto: Joisel Amaral/AGIF)

O Vasco fez mais uma vítima no Campeonato Brasileiro. Depois de vencer Bahia, Cruzeiro, Vitória, Fortaleza e Fluminense no intervalo de um mês, o time de Fernando Diniz fez 3 a 0 no Bragantino fora de casa e mostrou por que é a equipe em melhor momento no campeonato.

Essa foi a quarta vitória consecutiva do Vasco na competição. O time venceu seis dos últimos sete jogos – a exceção nesse período foi a derrota para o Palmeiras, em São Paulo. Nenhum outro clube do Brasileirão vive sequência parecida.

E quando a fase é boa, a vitória pode vir até mesmo em noite de atuação pouco inspirada. Em Bragança Paulista, o Vasco foi um time irretocável na defesa e chegou ao terceiro jogo seguido sem sofrer gols, com destaque para as apresentações de manual da dupla Cuesta e Robert Renan. Mas, ofensivamente, esteve abaixo. Terminou a partida com apenas oito finalizações, por exemplo – seu menor número em muito tempo.

Por outro lado, o time com o quarto melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 49 gols (atrás apenas de Flamengo, Palmeiras e Mirassol), foi letal no aproveitamento. Rayan, destaque da equipe e um dos melhores jogadores da competição, não fez falta porque Vegetti reencontrou o caminho dos gols. Na primeira chance, uma cabeçada, ele mandou para fora. E nas duas únicas que teve além dessa, ele guardou.

Talvez não tenha sido um dos melhores jogos tecnicamente, mas fomos efetivos nas finalizações – resumiu o auxiliar Evandro Fornari, que comandou o time no lugar do suspenso Diniz.

Outro protagonista da vitória sobre o Bragantino foi Andrés Gómez, que jogo após jogo justifica a sequência que vem recebendo no time titular. O colombiano foi uma pedra no sapato da defesa adversária desde o primeiro minuto e, no fim, mostrou fôlego para arrastar a bola do campo de defesa, fazer grande jogada e dar a assistência para o gol de GB.

O resultado levou o Vasco aos 42 pontos, a cinco de distância do G-6. A briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem é uma realidade, e a equipe terá chance de ouro para reforçar a boa fase e tentar colar ainda mais na parte de cima: as próximas duas rodadas, contra São Paulo e Juventude, serão em São Januário.

Como foi o jogo

Sem o suspenso Rayan, o seu principal jogador neste momento da temporada, o Vasco foi com Vegetti como titular no ataque em Bragança Paulista. Era a mudança esperada. Hugo Moura voltou de suspensão na rodada passada e ficou no banco. Fernando Diniz, que não comandou a equipe à beira do campo por estar suspenso, decidiu manter Tchê Tchê no meio de campo.

O Vasco fez um bom primeiro tempo contra o Bragantino. Não foi uma atuação ofensiva de encher os olhos, mas por outro lado a equipe se defendeu muito bem e permitiu ao adversário apenas uma finalização na direção do gol de Léo Jardim: a de Jhon Jhon aos sete minutos. De resto, o goleiro vascaíno praticamente não precisou trabalhar.

Na frente, o Vasco assustou pela primeira vez em cabeçada perigosa de Vegetti logo no início. Andrés Gómez fez boa partida e conseguiu escapar algumas vezes pela direita, provocando chances de gol. Mas foi pela esquerda que o time abriu o placar: cruzamento de Lucas Piton que Vegetti desviou de perna direita – Cleiton conseguiu fazer a defesa, mas a bola já havia entrado por completo. Uma das duplas mais letais do futebol brasileiro voltou a funcionar para o Vasco.

O time demorou se encontrar no segundo tempo e viveu seu pior momento na partida nos primeiros 10 minutos, com o Bragantino rondando a área e pressionando pelo gol de empate. Ainda assim, sem levar muito perigo ao gol de Léo Jardim. A defesa no chute de Jhon Jhon no primeiro tempo seria a única do goleiro vascaíno na partida inteira.

Em seguida, o Vasco retomou o controle da partida e passou a aproveitar mais os espaços à medida que o adversário se atirava ao ataque. A entrada de Matheus França no lugar de Nuno Moreira foi importante porque o camisa 9 ajudou a segurar a bola no ataque e ampliou a movimentação do ataque.

Ele teve participação direta no segundo gol ao tabelar com Vegetti e enfiar ótima bola para Andrés Gómez. No desenrolar do lance, Paulo Henrique finalizou cruzado, e Cleiton espalmou nos pés do Pirata, que agora tem 26 gols marcados em 2025. No fim, a jogadaça de Andrés Gómez e o gol de GB serviram para fechar com chave de ouro uma atuação segura e coroar o melhor momento do clube na temporada.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Imagina como devem estar os comentaristas da esp e sportv que apostavam categoricamente que o Vasco era um dos fortes candidatos ao rebaixamento.

  • Responder

    Vivi pra ver e ouvir o sportv e a espn dizer que o Vasco no momento, é o que joga melhor futebol no Brasil….

Comente

Veja também
Piton vibra com fim do jejum de Vegetti no Vasco

Após um período sem marcar, Vegetti anota dois gols para o Vasco da Gama contra o Bragantino e Lucas Piton comemora.

Promessa do Vasco, Phillipe Gabriel fala da inspiração no pai ex-Fluminense

Destaque nas categorias de base do Vasco da Gama, Phillipe Gabriel cita influência do seu pai Luiz Alberto, ex-jogador do Fluminense.

Vasco vê chances de Libertadores aumentar após 4ª vitória seguida

O Vasco da Gama aumentou as chances de classificação para a Libertadores em 2026, após a vitória diante do Bragantino.

Reforma em São Januário faz Vasco avaliar estádios no Rio e fora; veja opções

Com a reforma de São Januário programada para 2026, Vasco da Gama busca alternativas para mandar os seus jogos.

Colombianos se encantam com atuação de Andrés Gómez; veja

Após boa atuação de Andrés Gómez, colombianos agitam as redes sociais e pedem jogador do Vasco da Gama na seleção.

Andrés Gómez coleciona boas atuações no Vasco e cai nas graças da torcida

Titular do Vasco da Gama nos últimos três jogos, Andrés Gómez se destaca com boa atuação contra o Bragantino.

Fim da seca! Vegetti renasce no Vasco e mira topo da artilharia do Brasileiro

Após encerrar jejum contra o Bragantino, Vegetti dá a volta por cima no Vasco da Gama e já mira artilharia do Brasileiro.

Velocidade máxima! Andrés Gómez inferniza defesa do Bragantino; veja lances

Atacante colombiano do Vasco da Gama, Andrés Gómez teve mais uma boa atuação na campanha de recuperação do Cruzmaltino no Brasileiro.

Admar Lopes teve papel decisivo na contratação de Andrés Gómez

Andrés Gómez estava escanteado futebol francês e foi uma aposta do diretor de futebol do Vasco da Gama, Admar Lopes.

Gols contra o Bragantino recolocam Vegetti na briga pela artilharia do Brasileiro

Centroavante argentino que não marcava há oito jogos, Vegetti anotou logo dois contra o Bragantino e chegou aos 14 gols no Brasileiro.