Leven Siano se diz confiante para julgamento e lamenta momento delicado do Vasco

Leven Siano se diz confiante em decisão favorável no julgamento, lamentou o momento conturbado do Vasco da Gama.

Leven Siano
Leven Siano (Foto: Divulgação)

O Vasco da Gama vive uma situação caótica dentro e fora de campo. Além de estar na zona do rebaixamento do Brasileirão e de ter tido sua sede invadida pela torcida organizada nesta semana, o clube carioca terá sua eleição presidencial decidida na Justiça. Luiz Roberto Leven Siano, vencedor da eleição presencial, e Jorge Salgado, que ganhou o pleito virtual, aguardam a decisão da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), marcada para o próximo dia 17, sobre quem será o sucessor de Alexandre Campello do triênio 2021-2023.

Em entrevista a VEJA neste sábado, 12, o advogado Leven Siano disse confiar em uma decisão favorável, lamentou o momento conturbado na equipe e admitiu que um possível rebaixamento atrasaria seu “projeto de 15 anos”. Sobre o imbróglio jurídico, Siano se mostrou otimista. “Estou um pouco ansioso, mas confiante na Justiça e com muita convicção de que nosso direito é consistente. Estou bem tranquilo de que a decisão de quinta-feira vai ser definitiva. Temos de começar logo”, disse.

Estamos também no Youtube; inscreva-se!

 

A confusão começou no dia 7 de novembro, data da eleição presencial em São Januário. O pleito foi interrompido antes do fim devido a uma decisão do presidente do STJ, Humberto Martins, que mandou suspender o pleito, alegando que a reunião poderia gerar danos em razão da pandemia de Covid-19. A contagem foi realizada já na madrugada do dia 8 e Leven, da chapa Somamos, recebeu 1155 votos, 234 a mais que Jorge Salgado, segundo colocado, da chapa Mais Vasco.

Com a votação invalidada, foi convocada uma nova eleição, virtual, no dia 14 de novembro. Desta vez, Leven, Alexandre Campello e Sérgio Frias optaram por não participar e a disputa ficou apenas Jorge Salgado e Julio Brant, da chapa Sempre Vasco – o último contava com apoio do amigo Flávio Bolsonaro. Salgado levou a melhor, mas minutos depois o STJ cassou a liminar do dia 7 e determinou que o caso retornasse ao TJ-RJ.

Tanto Siano quanto Salgado já foram recebidos em São Januário por Campello para iniciar a transição presidencial neste momento delicado do clube. Salgado chegou a sugerir a Siano que ambos retirassem suas ações na Justiça e realizassem uma terceira e definitiva eleição. O rival rebateu com ironia e em seguida deu-se uma ríspida troca de farpas nas redes sociais.

A VEJA, Siano reforçou sua posição. “Quem pensa em um outra eleição não respeita o associado do Vasco que saiu para votar. Tivemos mais sócios votando em São Januário do que nas eleições de Corinthians e Flamengo. A segunda eleição foi caso de polícia, porque a decisão saiu numa época em que o STJ estava com atividades suspensas, num fim de semana em que não havia plantão e de algo que não é de competência do STJ.”

O candidato, porém, lamenta que a disputa eleitoral aconteça em um momento delicado do time dirigido pelo português Sá Pinto. “Está atrapalhando muito, não tem como não refletir nos funcionários. A transição precisa de tranquilidade, não é momento para ter este tipo de distúrbio.”

Ele demonstrou confiança de que os problemas financeiros do clube podem ser sanados em pouco tempo. “Vejo um Vasco começando a se organizar, o Campello fez coisas boas. Mas hoje o Vasco tem dois problemas crônicos: a capacidade baixa de a marca Vasco atrair receitas, sobretudo para tamanho de nossa torcida, e o outro é o fato de viver com fluxo de caixa negativo, em função de dívidas de curto prazo. Nossa solução para estes problemas que vêm de mais de 20 anos é implementar um projeto que foca na reestruturação da dívida, na montagem de um time forte e captação de receitas de novas receitas”

Reforços e time brigando por títulos em 2021

Antes das eleições, Leven Siano revelou o desejo de contratar estrelas internacionais como o marfinense Yaya Touré e o italiano Mario Balotelli. Agora, o presidenciável pede calma. “O Brasileiro está com inscrições fechadas, falar de reforços pode até desestabilizar, não é o momento de especular nomes, até desautorizei as pessoas a falar disso.”

Ele garante, no entanto, que, caso seja confirmado como presidente, qualificará o elenco para os próximos anos. “Tínhamos um desafio a escolher: ou aceitaríamos ser um time mediano por 10 a 15 anos para acertar as contas ou financiaríamos um crescimento. Este foi o dilema que o Barcelona passou no início dos anos 2000 e queremos fazer a mesma coisa, montar um time forte para alavancar novas receitas.”

“Vamos voltar a formar craques como Roberto, Romário, Philippe Coutinho, esta é uma aptidão do Vasco, mas estamos em um hiato, e isso faz parte do projeto. Não é só marketing, tem de haver critérios técnicos e investimento em um grande time de futebol”, completa.

Leven Siano admite, porém, que boa parte de seu planejamento depende da permanência na Série A. O time é hoje o 17º, a um ponto do Sport, primeiro fora da zona de rebaixamento, faltando 14 rodadas para o fim do Brasileirão. “O projeto é para 15 anos, mas é claro que cair para a Série B faria que isso fosse mais lento do que o projetado. Nossa expectativa é voltar a disputar títulos já em 2021.”

Fonte: Veja

Mais sobre:Leven Siano
5 comentários
  • Responder

    Confiante só se for para arrumar outro argumento para instabilizar há já declinente politica vascaina.

  • Responder

    Esses candidatos são um bando de aproveitadores que só querem fama e dinheiro, nunca pensam na instituição CRVG, enquanto esses conselheiros velhos não saírem de cena o Vasco não volta a ser grande e respeitado

  • Responder

    Outra eleição nao existe um clube ter 3 eleiçoes e uma palhaçada leven siano esta mais do que certo com sua resposta VAI DAR VASCO

  • Responder

    Campanha fora portuga

    • Também não gosto do serviço deste técnico, mais do que adianta demiti ló agora se o próximo nome, não for de agrado da gestão que vier assumir o Vasco no futuro (resumindo, só servirá para pagar multa de recisão de contrato).

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile