Leven Siano sai em defesa e cita pontos da reforma do estatuto

O candidato à presidência do Vasco da Gama, Leven Siano, tem se colocado a favor de que seja aplicada a reforma do estatuto.

O assunto do momento na política vascaína tem sido a reforma do estatuto. De um lado está quem a defende acreditando que as mudanças serão benéficas para o Vasco da Gama, e do outro, os que contestam alguns pontos dela citando que é uma forma de fechar mais o Clube.

Em meio à discussão, o que se sabe é que a reforma do estatuto foi aprovada no Conselho Deliberativo e está à espera da Assembleia Geral Extraordinária, onde será votada pelos sócios do Vasco. Vale ressaltar que a implementação das eleições diretas está incluída no texto do documento.

Quem também se manifestou sobre o assunto foi o candidato à presidência do Vasco, Leven Siano. Por meio de publicações no Twitter nesta quarta-feira (29), o advogado saiu em defesa da reforma do estatuto e citou pontos do texto questionando aos torcedores: “Você é contra isso, vascaíno?”.

Para esclarecer, não é que esta reforma do estatuto autorize o ST votar, mas reconhece institucionalmente a sua existência e autoriza o clube a emitir carteiras em seu favor, o que é um passo importante nessa direção. Nenhum conselheiro, porém, requereu que o ST pudesse votar.

O NOVO ESTATUTO ESTABELECE REGRAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO COM EXPRESSA PREVISÃO DE OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TRANSPARÊNCIA. Você é contra Vascaino ?

O novo estatuto obriga que exista um Código de Ética no clube. Neste Código pode-se estabelecer a regra (ética) que um prestador de serviço do clube não pode ser conselheiro como ocorre hoje com alguns beneméritos. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto proíbe o Presidente de fechar contratos de patrocínio superior a 1 ano além do seu mandato para não deixar o sucessor refém de tentar algo melhor para o clube. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto torna todos os sócios gerais como sócios proprietários, impedindo que essa categoria seja usada de forma eleitoreira com anistias que enfraquecem o caixa do clube. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto tira poder do Presidente e dá mais poder ao Conselho obrigando o Presidente a ter mais habilidade política de manter o clube unido e pacificado e não agir como um ditador. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto cria as Vice Presidências de TI e de Planejamento Estratégico, fundamentais para uma gestão moderna, estratégica e eficiente. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto reconhece pela primeira vez sócio torcedor e o dever do clube de lhe fornecer carteira de identificação. Não o faz votar porque os conselheiros que aí estão de diversos grupos políticos dessa gestão não propuseram isso, mas é um passo na aquisição de direitos.

O novo Estatuto autoriza o clube a constituir e integrar empresas, o que é fundamental para mudar nossos modelos de negócio para tirar o Vasco da falência e levá-lo à prosperidade, eficiência e títulos. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto estabelece a responsabilidade do Presidente sucessor caso ele faça vista grossa com relação às contas de seu antecessor, se não estiverem em conformidade. Você é contra isso Vascaínos ?

O novo Estatuto reconhece que a instituição Vasco da Gama tem como pilar essencial ser contra qualquer tipo de preconceito. Você é contra isso Vascaino ?

O novo Estatuto institucionaliza o Colégio Vasco da Gama, tornado-o patrimônio do clube e obrigando que seja dada educação a seus atletas. Um orgulho do clube e de sua missão. Você é contra isso Vascaínos ?

O novo Estatuto permite que um Vascaíno seja sócio sem precisar de autorização expressa do Presidente que hoje pode negar sua associação por qualquer motivo. Você é contra isso Vascaíno?

Uma ou outra coisa podia ser diferente e votado à parte, mas em essência não há porque ser contra uma reforma que 41 anos depois moderniza o clube. Os 120 que entrarem comigo vão propor ainda novas mudanças como o ST votar e o voto e associação passar a ser por celular e remota.

A Assembleia Geral Extraordinária deve ser confirmada para o dia 25 de agosto, e nela será decidido o destino da reforma do estatuto. Enquanto não acontece, o tema seguirá sendo debatido entre os torcedores e, principalmente, pelas correntes políticas que cercam o Gigante.

Site Vasco Notícias

Comente

Veja também
Vasco enfrenta rebaixados e rival direto por Libertadores na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama segue sonhando com uma vaga, via Campeonato Brasileiro, na principal competição da América do Sul.

Edmundo crê que Pedrinho e Felipe farão Vasco competitivo em 2025

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo pediu que a torcida Cruzmaltina confie no trabalho de Pedrinho e Felipe para a próxima temporada.

Confira os 5 desafios que Felipe terá no Vasco

Vasco aposta nas três partidas que tem até o final do Brasileiro para garantir classificação para uma competição continental.

Payet ou Coutinho? Veja quem Felipe deve escalar de início contra o Atlético-GO

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe já sinalizou que não deve começar o jogo com os meias Payet e Coutinho atuando juntos.

Fora dos planos, Galdames teve prestígio com técnicos do Vasco em 2024

Volante chileno do Vasco da Gama, Galdames ganhou moral com treinadores, mas não tinha a simpatia da torcida.

Sair da versão mobile