Leven Siano sai em defesa e cita pontos da reforma do estatuto
O candidato à presidência do Vasco da Gama, Leven Siano, tem se colocado a favor de que seja aplicada a reforma do estatuto.
O assunto do momento na política vascaína tem sido a reforma do estatuto. De um lado está quem a defende acreditando que as mudanças serão benéficas para o Vasco da Gama, e do outro, os que contestam alguns pontos dela citando que é uma forma de fechar mais o Clube.
Em meio à discussão, o que se sabe é que a reforma do estatuto foi aprovada no Conselho Deliberativo e está à espera da Assembleia Geral Extraordinária, onde será votada pelos sócios do Vasco. Vale ressaltar que a implementação das eleições diretas está incluída no texto do documento.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi o candidato à presidência do Vasco, Leven Siano. Por meio de publicações no Twitter nesta quarta-feira (29), o advogado saiu em defesa da reforma do estatuto e citou pontos do texto questionando aos torcedores: “Você é contra isso, vascaíno?”.
Para esclarecer, não é que esta reforma do estatuto autorize o ST votar, mas reconhece institucionalmente a sua existência e autoriza o clube a emitir carteiras em seu favor, o que é um passo importante nessa direção. Nenhum conselheiro, porém, requereu que o ST pudesse votar.
O NOVO ESTATUTO ESTABELECE REGRAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO COM EXPRESSA PREVISÃO DE OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TRANSPARÊNCIA. Você é contra Vascaino ?
O novo estatuto obriga que exista um Código de Ética no clube. Neste Código pode-se estabelecer a regra (ética) que um prestador de serviço do clube não pode ser conselheiro como ocorre hoje com alguns beneméritos. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto proíbe o Presidente de fechar contratos de patrocínio superior a 1 ano além do seu mandato para não deixar o sucessor refém de tentar algo melhor para o clube. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto torna todos os sócios gerais como sócios proprietários, impedindo que essa categoria seja usada de forma eleitoreira com anistias que enfraquecem o caixa do clube. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto tira poder do Presidente e dá mais poder ao Conselho obrigando o Presidente a ter mais habilidade política de manter o clube unido e pacificado e não agir como um ditador. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto cria as Vice Presidências de TI e de Planejamento Estratégico, fundamentais para uma gestão moderna, estratégica e eficiente. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto reconhece pela primeira vez sócio torcedor e o dever do clube de lhe fornecer carteira de identificação. Não o faz votar porque os conselheiros que aí estão de diversos grupos políticos dessa gestão não propuseram isso, mas é um passo na aquisição de direitos.
O novo Estatuto autoriza o clube a constituir e integrar empresas, o que é fundamental para mudar nossos modelos de negócio para tirar o Vasco da falência e levá-lo à prosperidade, eficiência e títulos. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto estabelece a responsabilidade do Presidente sucessor caso ele faça vista grossa com relação às contas de seu antecessor, se não estiverem em conformidade. Você é contra isso Vascaínos ?
O novo Estatuto reconhece que a instituição Vasco da Gama tem como pilar essencial ser contra qualquer tipo de preconceito. Você é contra isso Vascaino ?
O novo Estatuto institucionaliza o Colégio Vasco da Gama, tornado-o patrimônio do clube e obrigando que seja dada educação a seus atletas. Um orgulho do clube e de sua missão. Você é contra isso Vascaínos ?
O novo Estatuto permite que um Vascaíno seja sócio sem precisar de autorização expressa do Presidente que hoje pode negar sua associação por qualquer motivo. Você é contra isso Vascaíno?
Uma ou outra coisa podia ser diferente e votado à parte, mas em essência não há porque ser contra uma reforma que 41 anos depois moderniza o clube. Os 120 que entrarem comigo vão propor ainda novas mudanças como o ST votar e o voto e associação passar a ser por celular e remota.
A Assembleia Geral Extraordinária deve ser confirmada para o dia 25 de agosto, e nela será decidido o destino da reforma do estatuto. Enquanto não acontece, o tema seguirá sendo debatido entre os torcedores e, principalmente, pelas correntes políticas que cercam o Gigante.
Site Vasco Notícias