Lesões de LCA tem assombrado o Vasco em 2024; veja histórico
Depois de perder Paulinho e Jair no começo do ano, o Vasco da Gama agora terá o desfalque do atacante David.
A visita do Vasco a Belo Horizonte para os compromissos contra Cruzeiro (Brasileirão) e Atlético-MG (Copa do Brasil), marcou um momento importante na temporada: foi a primeira viagem de Jair com a delegação desde que ele se recuperou da ruptura do ligamento cruzado anterior, o chamado LCA, sofrida em fevereiro.
No empate em 1 a 1 com o Cruzeiro neste domingo, no entanto, David também rompeu o ligamento e só deve voltar a ficar à disposição a partir do segundo semestre do ano que vem. Com ele, o clube perdeu três jogadores com a mesma lesão na temporada 2024.
Além de David e Jair, o meia Paulinho sofreu ruptura do LCA do joelho direito no fim de janeiro, em partida contra o Bangu no Campeonato Carioca. Os três são jogadores muito importantes no elenco e que vinham sendo utilizados com frequência no momento em que se machucaram.
As lesões de LCA do Vasco em 2024
- 28/01, Bangu 2 x 2 Vasco – Paulinho (joelho direito)
- 04/02, Vasco 0 x 0 Flamengo – Jair (joelho esquerdo)
- 29/09, Cruzeiro 1 x 1 Vasco – David (joelho esquerdo)
Oito meses depois de sofrerem a mesma lesão, Jair e Paulinho estão perto de voltar. O volante viajou com o Vasco para Belo Horizonte, mas ainda não está à disposição do técnico Rafael Paiva. A presença na lista de relacionados se deu apenas para que ele não perdesse treinos e desse sequência ao processo de condicionamento físico e fortalecimento muscular.
Diferente de Jair, Paulinho ainda não está liberado para treinar com o grupo. O meia ficou no Rio de Janeiro e deve dar esse próximo passo na recuperação nos próximos dias. O prazo estipulado para que jogadores que romperam o LCA voltem a atuar é de oito a 10 meses.
David acabou de cumprir meta
A lesão grave sofrida por David neste domingo ocorreu duas rodadas depois que o atacante bateu a meta estipulada no contrato de empréstimo que obriga o Vasco a comprá-lo do Internacional.
Inicialmente emprestado até dezembro, David tem uma cláusula no contrato que força o Vasco a adquirir seu passe em definitivo caso ele dispute 60% dos jogos do time na temporada. A meta foi alcançada no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no dia 15 de setembro, em jogo da 26ª rodada do Brasileirão.
O Vasco terá que pagar 2,8 milhões de euros (R$ 16,9 milhões pela cotação atual) ao clube gaúcho pela transferência de David. Aos 28 anos, o jogador tem 40 partidas disputadas no ano, com sete gols e quatro assistências.
Fonte: Globo Esporte