Léo Matos está entre os laterais-direitos com mais assistências pelo Vasco desde 2009
O lateral-direito do Vasco da Gama, Léo Matos, tem desempenho superior ao de Yago Pikachu e Madson, e semelhante ao de Fagner.
Léo Matos sequer completou um ano vestindo a camisa do Vasco da Gama, mas já aparece em destaque numa estatística importante em relação à lateral-direita.
Com um forte pode ofensivo, o Camisa 3, com um total de cinco assistências em 29 partidas, entrou para a lista dos laterais-direitos com mais passes para gol no Gigante desde 2009.
Ele está atrás de Fagner, hoje no Corinthians, Yago Pikachu, que recentemente trocou o Vasco pelo Fortaleza, Madson, atualmente no Santos, e Paulo Sérgio, aposentado.
Laterais-direitos com mais assistências pelo Vasco desde 2009
1º – Fagner – 31 assistências em 178 jogos
2º – Yago Pikachu – 20 assistências em 253 jogos
3º – Madson – 13 assistências em 132 jogos
4º – Paulo Sérgio – 13 assistências em 48 jogos
5º – Léo Matos – 5 assistências em 29 jogos
O levantamento foi publicado pelo Blog do Garone, do site Lancenet. Lembrando que Léo Matos, além das assistências, anotou gols pelo Gigante, somando dois até aqui, um no empate em 1 a 1 com o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro de 2020, e outro na vitória por 3×1 sobre o Flamengo, pela Taça Guanabara de 2021.
O feito dele aumenta se comparado ao rendimento, por exemplo, de Yago Pikachu e Madson, os últimos jogadores da posição que o Gigante teve por um longo período. A média de passes para gol de Léo Matos é um a cada 5,8 jogos, superior ao primeiro citado, de uma assistência a cada 12 partidas, e o segundo, uma a cada 10.
Para se ter uma ideia, a média do Camisa 3 é semelhante a de Fagner, destaque em sua passagens por São Januário, que deu 31 assistências em 178 jogos, uma média de 5,7. Tal número total ainda é distante para Léo Matos, mas não é impossível. Pode-se dizer que está no caminho certo.