Léo Jardim faz milagres e Vasco derruba tabu de 22 anos contra o Fortaleza

Léo Jardim tem grande atuação no segundo tempo para garantir vitória do Vasco da Gama e garante resultado positivo para quebrar tabu.

Léo Jardim em jogo contra o Fortaleza
Léo Jardim em jogo contra o Fortaleza (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

Se há poucas rodadas o Vasco estaria em um confronto direto para sair da zona de rebaixamento com o 18º Fortaleza, agora, após uma melhora de desempenho, a equipe treinada por Fernando Diniz foi à Arena Castelão, pela 28º rodada do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de vencer o duelo para se manter na zona de classificação na Copa Sul-Americana e, quem sabe, alcançar o G6, dos times que vão à Libertadores.

O time da casa tinha um histórico forte a seu favor: 22 anos sem perder para o cruz-maltino, dentro de casa. Mas com um roteiro heroico, os visitantes, que tiveram o volante Hugo Moura expulso e muita pressão adversária ao longo do jogo, puderam contar com gols de Rayan e David para quebrar o jejum no Nordeste.

A última vitória do Vasco com o Fortaleza de mandante foi no dia 28 de junho de 2003, quando Marcelinho Carioca fez o gol que garantiu os três pontos do time no Brasileiro. No primeiro turno da edição deste ano, o cruz-maltino venceu por 3 a 0 na reestreia do técnico Fernando Diniz em São Januário.

Já nos primeiros minutos, o time da casa quase abriu o placar com Breno Lopes, que recebeu um passe açucarado ao infiltrar na grande área. O atacante ficou de cara com o goleiro Léo Jardim, mas isolou. O que parecia uma pressão, se tornou um lance isolado em meio a um primeiro tempo morno.

Léo Jardim fazendo milagres

O final da primeira etapa, no entanto, rendeu uma montanha russa de emoções para ambos os lados. O Vasco ficou com um jogador a menos com a expulsão do volante Hugo Moura, aos 38 minutos, que acertou a panturrilha do meia Guzmán por trás, com as travas da chuteira. O árbitro da partida havia dado um cartão amarelo, mas foi chamado ao VAR, e voltou atrás na decisão.

A desvantagem dos visitantes animou o time da casa que partiu para o ataque, mas ficou desguarnecido. Após rifada de bola do lateral-esquerdo Piton, o meia Coutinho deu de casquinha para Rayan, e o atacante arrancou do meio de campo até a grande área, em contra-ataque, ultrapassando o defensor do Fortaleza, para chutar forte no canto do goleiro Brenno, e deixando o cruz-maltino com a vantagem no placar.

A volta do intervalo atrás do placar não impediu o Fortaleza de continuar apertando os visitantes, mas pecaram nas finalizações e desperdiçaram as oportunidades criadas em maioria por Breno Lopes, saindo da ponta esquerda para armar no meio. Léo Jardim passou a aparecer defendendo de cabeçadas a voleio do time da casa.

Sem apoio para Rayan nas escapadas, Diniz refrescou o time tirando Coutinho, Gomez e Nuno Moreira e adicionando mais velocidade com David, Puma Rodriguez e Matheus França, respectivamente.

Ainda assim, a equipe continuou com dificuldades para sair da pressão adversária e contou com mais milagres de Léo Jardim, seja na finalização de Mancuso, após cruzamento para a área, seja em uma bola mano a mano com o atacante Bareiro ou na bomba chutada por Moisés, que explodiu no peito do jogador.

Quando o Fortaleza pareceu cansar de bater, o Vasco finalmente conseguiu colocar a estratégia em prática e realizar um contra-ataque fatal com Puma cruzando para Rayan, mas com o corte da defesa, ela ficou rolando para David chutar colocado no contrapé do goleiro. Mesmo com mais de três jogadores na frente do gol, a bola encontrou o rumo certo para balançar as redes.

Frustrado com o resultado, Bareiro ainda discutiu com o zagueiro Robert Renan e foi expulso pelo árbitro nos acréscimos do jogo, aos 49 minutos do segundo tempo.

A vitória heróica, agora, motiva o clube para o próximo jogo do Vasco, que é contra o Fluminense, segunda-feira, no Maracanã, às 19h30.

Fonte: Extra/Globo

Comente

Veja também
Ana Thaís condena atitude de Deyverson em vitória do Vasco sobre o Fortaleza

Comentarista do Grupo Globo, Ana Thaís Matos reprovou o comportamento do atacante Deyverson na partida entre Vasco da Gama e Fortaleza.

Torcida do Vasco se revolta com Hugo Moura após expulsão

Hugo Moura recebe cartão vermelho por lance imprudente do primeiro tempo e torcida do Vasco da Gama se revolta na web; veja reações.

Melhores momentos de Fortaleza 0 x 2 Vasco pelo Brasileiro 2025

Assista aos principais lances da vitória do Vasco da Gama sobre o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco tem 2 convocados para a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17

Andrey Fernandes e Lucas Andrade, da base do Vasco, foram convocados para defender a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17.

Público e renda de Fortaleza 0 x 2 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira quantos torcedores foram na Arena Castelão, onde o Vasco da Gama enfrentou o Fortaleza nesta quarta-feira pelo Campeonato Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco supera pressão e vence o Fortaleza por 2 x 0 na Arena Castelão

Com um a menos, o Vasco da Gama suportou a pressão e venceu o Fortaleza, na Arena Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

Olho no rival! Escalação do Fortaleza contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo desta quarta-feira, contra o Vasco da Gama, pela 28ª rodada do Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela 28ª rodada do Brasileiro.