Léo Jardim e Hugo Souza viram opções para Ancelotti; veja números

Léo Jardim e Hugo Moura foram protagonistas por Vasco e Corinthians na Copa do Brasil e podem ganhar chance na Seleção Brasileira.

Léo Jardim defende pênalti em Botafogo x Vasco
Léo Jardim defende pênalti em Botafogo x Vasco (Foto: André Durão)

Hugo Souza e Léo Jardim foram protagonistas por Corinthians e Vasco nas quartas de final da Copa do Brasil. O goleiro do Timão brilhou ao defender uma cobrança na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico Paranaense, enquanto o arqueiro do Cruzmaltino garantiu a classificação ao pegar uma penalidade em disputa contra o Botafogo.

As atuações reforçam o currículo de ambos em um momento em que Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, busca um especialista em penalidades. Em entrevista à ‘ESPN’, o italiano afirmou que pensa em contar com um goleiro específico para decisões por pênaltis.

– Estamos pensando nisso, em estudar pênaltis, preparar um goleiro para pênaltis no mata-mata. O Brasil teve azar contra a Croácia. Na Copa, muitos jogos se decidem nos pênaltis – disse o treinador italiano.

Alisson segue como titular da Seleção e disputou os dois últimos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, vitória sobre o Chile e derrota para a Bolívia, marcada por um gol de pênalti dos adversários. Nesse cenário, Hugo Souza e Léo Jardim despontam como candidatos ao posto de especialista.

Decisivos

Léo Jardim chegou ao Vasco da Gama em 2023 e, desde então, já defendeu 11 cobranças de pênalti. O goleiro foi decisivo em cinco classificações do Cruzmaltino na Copa do Brasil: no ano passado, diante de Água Santa, Fortaleza e Athletico, e, nesta temporada, contra Operário e Botafogo.

O goleiro foi fundamental para o Vasco chegar às semifinais da Copa do Brasil em duas temporadas consecutivas. Em 2024, o Cruzmaltino foi eliminado pelo Atlético Mineiro. Nesta temporada, o adversário será o Fluminense.

Hugo Souza também ganhou notoriedade pelo seu poder de decisão. Contratado em 2024, o goleiro defendeu oito penalidades com a camisa alvinegra e ultrapassou Dida na lista de maiores pegadores de pênalti no Corinthians.

O goleiro foi fundamental nas classificações do Timão contra o Grêmio, na Copa do Brasil de 2024, e diante do Red Bull Bragantino, pela Sul-Americana da temporada passada. No entanto, seu momento mais decisivo veio na final do Paulistão deste ano: Hugo Souza defendeu uma penalidade de Raphael Veiga, segurou o empate contra o Palmeiras na Neo Química Arena e garantiu o título ao Corinthians.

O goleiro do Timão leva vantagem pela proximidade com o italiano. Hugo Souza esteve nas duas listas convocatórias de Carlo Ancelotti a frente da Seleção Brasileira. O técnico elogiou o goleiro do Timão.

– Eu gosto muito do Hugo, tem personalidade, caráter, é muito grande, e creio que nos próximos jogos podemos pensar em dar oportunidade para que ele possa se acostumar à equipe – completou Ancelotti.

Desempenho

GoleirosPenalidades defendidasDecisões por pênaltis
Léo Jardim11Água Santa, Fortaleza, Athletico (2024); Operário, Botafogo (2025)
Hugo Souza8Grêmio e Red Bull Bragantino (2024)

Destinos podem se cruzar

Corinthians e Vasco podem se enfrentar na final da Copa do Brasil. O Timão encara o Cruzeiro nas semifinais, enquanto o Gigante da Colina terá um clássico contra o Fluminense. A reta final da competição está marcada para dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro.

Já a Seleção Brasileira terá jogos em outubro, na Ásia: no dia 10, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul, em Seul, e quatro dias depois encara o Japão, em Tóquio.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Vasco deixa escapar 7 pontos com gols sofridos no fim dos jogos no Brasileiro

O Vasco da Gama já levou 10 gols após os 40 minutos do segundo tempo dos jogos durante este Campeonato Brasileiro.

Jair passa por cirurgia após grave lesão no joelho

Jair passa bem após cirurgia, mas ainda não existe a definição do prazo de recuperação para o meio-campista.

Andrés Gómez brilha com poucos minutos em campo e ganha elogios de Diniz

Andrés Gómez jogou em apenas três partidas desde que chegou ao Vasco, entrando no 2º tempo, e deu duas assistências.

Vendidos mais de 50 mil ingressos para o clássico Flamengo x Vasco

Já foram vendidos mais de 50 mil ingressos para o clássico entre Flamengo e Vasco da Gama, pela 24ª rodada do Brasileiro.

Vasco tem sequência difícil contra times do G5 no Brasileiro

Após tropeço contra o Ceará em São Januário, Vasco da Gama enfrentará 4 equipes que estão no G-5 do Campeonato Brasileiro.

Neto exalta torcida do Vasco ao avaliar risco de rebaixamento

Após principais jogos da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, Craque Neto fala sobre rebaixamento e elogia torcida do Vasco da Gama.

Vasco tem apenas 50% de aproveitamento em SJ no Brasileiro

Sem vencer em São Januário pelo Campeonato Brasileiro deste maio, Vasco da Gama tem apenas 50% de aproveitamento no seu estádio.

Diniz aposta em Robert Renan e Cuesta para consolidar zaga titular do Vasco

Após boas atuações de Robert Renan e Carlos Cuesta, Fernando Diniz deve ter nova dupla de zaga no Vasco da Gama.

Vasco volta a desperdiçar chance de vitória no Brasileiro

Com superioridade numérica, Vasco da Gama repete atitude que teve no primeiro turno e desperdiça chance de vencer o Ceará.

Nova dupla de zaga deixa boa impressão e reacende esperança no Vasco

Carlos Cuesta e Robert Renan formam dupla de zaga no empate do Vasco da Gama contra o Ceará e têm grandes atuações.