Léo Jardim defende quase 25% dos pênaltis pelo Vasco e chega à 6ª classificação

Herói do Vasco da Gama nesta noite, Léo Jardim tem quase 25% de desempenho em defesas de pênaltis e coleciona 6ª classificação.

Léo Jardim brilha em classificação do Vasco
Léo Jardim brilha em classificação do Vasco (Foto: Mauro Silva)

Se um grande time começa por um grande goleiro, é possível dizer que o Vasco está no caminho certo. Ao menos levando em conta o desempenho de Léo Jardim em disputas de pênaltis. Ao defender dois pênaltis contra o Fluminense, ele venceu a sexta disputa desde que chegou ao clube, tendo defendido nove de 38 cobranças nesse cenário – um desempenho próximo de 25% de defesas.

Essa foi a sexta vitória consecutiva do Vasco em disputa de pênaltis, todas com Léo Jardim no gol. No retrospecto geral – ou seja, considerando também as penalidades cobradas durante o tempo regulamentar -, Léo acumula 12 defesas em 55 penalidades, com um desempenho também superior aos 20%.

Ao fim da partida, o goleiro comemorou bastante a classificação para a final diante do Corinthians e o desempenho nas penalidades.

– Muito trabalho, muita concentração. É tentar estar o mais equilibrado possível para tomar a melhor decisão. Tem muita coisa envolvida. Mas fico feliz de poder ajudar mais uma vez. Como falei, é ressaltar o trabalho de toda a equipe. Era um sonho estar nessa final. Vamos descansar, comemorar e buscar esse título.

A derrota no tempo normal foi a oitava nos últimos dez jogos do Vasco, que teve uma reta final muito conturbada no campeonato brasileiro. Léo também comentou sobre o momento da equipe, que sofreu muitas críticas ao longo das últimas semanas.

– Nós sabemos que a cobrança do torcedor é normal. A gente precisa corresponder dentro de campo e em alguns momentos da temporada oscilamos muito. É totalmente compreensível a cobrança da torcida. Mas o mais importante é que a torcida do Vasco não deixa de apoiar, está sempre lotando o estádio, independente da nossa situação. Então ficamos muito felizes de poder proporcionar um momento como esse. Vamos buscar esse título também parar dar de presente para a nossa torcida.

Veja o retrospecto de Léo Jardim em pênaltis pelo Vasco:

*todos os dados são da equipe do Gato Mestre

Em disputas por pênaltis, Léo Jardim enfrentou 38 cobranças desde 2023:

  • 27 gols
  • 9 defesas
  • 2 bolas na trave

Durante os 90 minutos, foram 17 pênaltis contra Léo Jardim:

  • 13 gols
  • 3 defesas
  • 1 bola para fora

Total:

  • 55 pênaltis
  • 40 gols sofridos
  • 12 defesas
  • 2 bolas na trave
  • 1 bola para fora

Léo Jardim em disputas de pênaltis pelo Vasco:

  1. Vasco x ABC – Copa do Brasil 2023 – 2ª fase – eliminado (nenhuma defesa)
  2. Vasco x Água Santa – Copa do Brasil 2024 – 2ª fase – classificado (uma defesa)
  3. Vasco x Fortaleza – Copa do Brasil 2024 – 3ª fase – classificado (uma defesa)
  4. Vasco x Athletico-PR – Copa do Brasil 2024 – quartas – classificado (uma defesa)
  5. Vasco x Operário-PR – Copa do Brasil 2025 – 3ª fase – classificado (três defesas)
  6. Vasco x Botafogo – Copa do Brasil 2025 – quartas – classificado (uma defesa)
  7. Vasco x Fluminense – Copa do Brasil 2025 – semifinal – classificado (duas defesas)

O Vasco enfrentará o Corinthians na grande decisão da Copa do Brasil. A partida de ida acontece em São Paulo, no dia 17 de dezembro, às 21h30. O jogo definitivo será no Rio de Janeiro, em estádio ainda a definir, no dia 21, às 18h30. As duas partidas terão transmissão da Globo, do sportv e da geTV.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Léo Jardim
Comente

Veja também
Vasco chega à final da Copa do Brasil, a 3ª, após 14 anos

Esta será a terceira final de Copa do Brasil disputada pelo Vasco da Gama, e o retrospecto recente traz boas lembranças para a torcida.

Rayan queria final da Copa do Brasil em São Januário e revela motivo

Rayan revelou publicamente sua preferência: decidir o título em São Januário, ao lado da torcida do Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fluminense

Notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Fluminense na partida deste domingo, no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Rayan quebra recorde de Edmundo e supera Endrick e Estevão com gols em 2025

Joia do Vasco da Gama, o atacante Rayan tem sido um dos grandes destaques da equipe de Fernando Diniz em 2025.

Após brilhar nos pênaltis, Léo Jardim divide méritos e sonha com título

Herói do Vasco da Gama contra o Fluminense, com duas defesas nas cobranças de pênaltis, Léo Jardim exalta grupo e fala sobre sonho.

Léo Jardim revive fama de herói e coloca o Vasco na final da Copa do Brasil

Destaque em disputa de pênaltis pelo Vasco da Gama, Léo Jardim brilha mais uma vez e coloca o Clube em uma final após 14 anos.

PC Oliveira afirma que jogador deveria ter sido expulso em Fluminense x Vasco

Comentarista do Sportv, Paulo César de Oliveira cravou que atleta deveria ter recebido cartão vermelho em Fluminense x Vasco da Gama.

Vasco provoca o Fluminense após eliminação na Copa do Brasil

O Vasco da Gama garantiu sua classificação para a final da Copa do Brasil e aproveitou para provocar o rival Fluminense.

Milhões: veja quanto o Vasco já ganhou na Copa do Brasil

Caso conquiste o título contra o Corinthians, o Vasco da Gama receberá R$ 77.175.000,00 apenas pela conquista.

Melhores momentos da classificação do Vasco sobre o Fluminense

Confira os principais lances da classificação do Vasco da Gama diante da equipe do Fluminense, pela Copa do Brasil.