Léo ganha moral com Barbieri e faz melhor temporada ofensiva desde 2017

Léo ganha destaque no Vasco da Gama e números já fazem da temporada 2023 a melhor no aspecto ofensivo desde 2017.

Léo durante o jogo contra o River Plate
Léo durante o jogo contra o River Plate (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

O início da trajetória de Léo pelo Vasco está sendo animadora. O zagueiro conseguiu superar a desconfiança de boa parte dos torcedores, que questionaram os valores pagos ao São Paulo pelo jogador, 3 milhões de dólares (R$ 15,5 milhões na cotação da época).

Além da segurança defensiva, Léo também tem se destacado na construção das jogadas ofensivas. O zagueiro já marcou um gol, encerrando um jejum de quase 7 anos, e contribuiu com duas assistências, a última na goleada sobre o Trem, por 4 a 0, quando serviu Erick Marcus autor de um golaço que abriu o placar.

O gol e as duas assistências fazem de Léo o zagueiro da Série A com mais participações em gols no ano. Os números já fazem da temporada 2023 a melhor no aspecto ofensivo do jogador desde 2017, quando marcou três gols e deu um passe decisivo atuando pelo Fluminense.

Léo em números

  • 2023 – Vasco – 7 jogos – 1 gol – 2 assistências
  • 2022 – São Paulo – 58 jogos – 1 assistência
  • 2021 – São Paulo – 58 jogos – 1 assistência
  • 2020 – São Paulo – 31 jogos – 2 assistências
  • 2019 – São Paulo – 15 jogos – 1 assistência
  • 2018 – Bahia – 60 jogos – 1 assistência
  • 2017 – Fluminense – 51 jogos – 3 gols – 1 assistência

Vale destacar que Léo era lateral-esquerdo e passou a ser zagueiro a partir de agosto de 2020, quando foi treinado pelo técnico Fernando Diniz. Para Maurício Barbieri, o jogador do Vasco é o melhor da posição no futebol brasileiro.

– Para mim, o Léo é o melhor zagueiro canhoto do Brasil disparado. Já tinha a impressão de que ele poderia ser, ou fosse. A partir do momento que surgiu a possibilidade, tanto eu, quanto o Abel que também já havia trabalhado com ele no Fluminense, foi um nome que nos agradou muito. O fato dele querer vir muito para o Vasco teve um peso enorme. Ele é uma referência da equipe hoje. Vem jogando muito bem, extremamente seguro defensivamente. É um zagueiro rápido e isso ajuda uma equipe que quer propor e tem que jogar com a defesa mais avançada. Ele é capaz de fazer essas coberturas. Tem um bom passe. É alguém que ajuda na construção e ajuda na fase defensiva.

A confiança de Barbieri se reflete na braçadeira de capitão, que ocupa o braço de Léo, na ausência de Nenê. O zagueiro é uma referência técnica, mas também de liderança em um Vasco que está em formação.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Léo
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.