Léo exalta Resposta Histórica e afirma: ‘Me identifiquei bastante’
O zagueiro Léo visitou o Espaço Experiência, em São Januário, e conheceu o documento original da Resposta Histórica do Vasco da Gama.
Como parte da comemoração dos 99 anos da Resposta Histórica, o Vasco levou o zagueiro Léo para visitar o documento original que marcou a posição do clube contra a discriminação racial e social no esporte (veja no vídeo abaixo).
– Quando eu cheguei e fiquei sabendo detalhes da história do Vasco, eu me identifiquei bastante. É um clube que abriu as portas para os negros, para pessoas mais pobres, que possuíam algum tipo de dificuldade. O Vasco abraçou todos, então eu me vi muito nessa história, muito mesmo, por isso essa identificação muito rápida – declarou o zagueiro à VascoTV.
Capitão do elenco vascaíno que estreia no próximo dia 15 de abril no Campeonato Brasileiro, Léo aproveitou uma recente visita ao Estádio de São Januário para conhecer o Espaço Experiência e ver de perto o documento original da carta assinada pelo então presidente José Augusto Prestes em 7 de abril de 1924.
– Agradeço ao Vasco por me dar essa oportunidade. Foi fantástico para mim ver aquela carta de anos atrás, que foi escrita para que hoje eu pudesse também estar aqui – concluiu Léo.
A Resposta Histórica é um documento do Vasco direcionado à Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), que havia pedido ao clube que excluísse 12 de seus atletas – em sua maioria, atletas negros e pertencentes às camadas populares da sociedade – para que pudesse se filiar à liga. No ofício, o Vasco dizia desistir de fazer parte da AMEA e ficar com seus jogadores.
Fonte: Globo Esporte