Laterais do Vasco se destacam em 2024, mesmo com instabilidade do time
Liderados por Lucas Piton, que teve seu ano da carreira, os laterais do Vasco da Gama tiveram boas performances na temporada.
A segunda reportagem sobre o elenco do Vasco é sobre os laterais. Ao todo, o Cruz-Maltino contou com cinco jogadores em 2024: Puma Rodríguez, Paulo Henrique, Lucas Piton, Leandrinho e Victor Luís. A regularidade dos jogadores foi a principal marca em meio a um sistema defensivo em que a equipe teve dificuldade para achar o melhor encaixe.
Lucas Piton foi o destaque do Vasco na lateral. Inclusive, o jogador fez o melhor ano na carreira com seis gols e oito assistências em 52 jogos.
A temporada de Piton foi tão impressionante, que a título de comparação, o lateral fez a mesma quantidade de gols somando os números de Paulo Henrique (1), Puma Rodríguez (2), Leandrinho (2) e Victor Luís (1).
E não foi só Lucas Piton que impressionou. Leandrinho, lateral-esquerdo revelado pelo Vasco, também se mostrou uma grata surpresa. Logo na primeira temporada entre os profissionais, a cria do Cruz-Maltino mostrou que pode render bons frutos. Dos dois gols que foram marcados, um deles foi na estreia.
Por último, no lado esquerdo, Victor Luís foi o lateral do Vasco que menos entrou em campo. No entanto, quando foi solicitado, o veterano correspondeu e deixou uma boa impressão. O clube discute uma renovação de contrato com o atleta.
Pela direita, Paulo Henrique fez uma temporada de destaque. Além disso, foi mais regular em comparação a Puma Rodríguez. Foram 53 jogos do primeiro contra 33 do segundo.
Por outro lado, Puma participou em mais gols do que Paulo Henrique. Foram dois gols e quatro assistências contra um gol e duas assistências. Vale lembrar que o lateral uruguaio atuou como ponta improvisado em diversos jogos na reta final da temporada.
O Vasco conta com uma espinha dorsal para as laterais. Tanto os titulares, quanto os reservas, corresponderam quando foram solicitados. Se nível for mantido em 2025, a tendência é que a posição não dê dor de cabeça.
Fonte: Lance!