Justiça suspende fundo com direitos de TV da Liga Forte por propaganda enganosa

Justiça do Rio bloqueou a comercialização do fundo da XP para compra de direitos de TV dos clubes da Liga Forte Futebol.

Logo da Liga Forte
Logo da Liga Forte

A Justiça do Rio suspendeu a comercialização do fundo da XP para compra de direitos de TV dos clubes da Liga Forte Futebol. A alegação é de que houve propaganda enganosa por utilização de símbolos de clubes que não estão na Liga, e são na realidade da Libra. A decisão é liminar e cabe recurso.

A XP criou um fundo chamado Sports Media Futebol Brasileiro Advisory para captação de R$ 800 milhões para compra de direitos de TV do Brasileiro a partir de 2025. O objetivo é a aquisição de 20% dos direitos de clubes da Liga Forte Futebol, como Fluminense, Inter, Atheltico, Fortaleza, além de Vasco, Cruzeiro, Coritiba e Botafogo.

A propaganda incluía o uso de todos os emblemas dos clubes das Série A e B, incluindo aqueles da Libra como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras. Houve notificação por parte da Libra por uso indevido dos símbolos a CVM e ao Senacom (órgão que regula propagadas).

A ação na Justiça do Rio foi motiva pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia do Rio de Janeiro com pedido de suspensão da comercialização do fundo. O juiz Paulo Assed Estefan, da 4a Vara Empresarial, concedeu a liminar.

A liminar relata a posição da comissão de defesa do consumidor:

“Acrescenta que o material publicitário utilizado contém a informação que os investidores estão direcionando seus recursos para uma Liga de Futebol encarregada da organização do Campeonato Brasileiro de Futebol das séries A e B por um período de 50 (cinquenta) anos, com a participação de todos os clubes que constam no material publicitário, informação inverídica que se traduz em propaganda enganosa, proibida pelos artigos 6, inciso VI e 37 do CDC, razão pela qual postula a concessão de tutela de urgência para compelir às rés a suspender a captação de investimentos do “Sports Media Futebol Brasileiro Advisory Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia”, até que todo o material seja refeito, de forma a assegurar ao consumidor informações corretas, claras, precisas e ostensivas a respeito da ausência dos clubes que integram o grupo LIBRA, retirando os emblemas dos clubes que não integram a Liga Forte Futebol Brasil dos materiais publicitários que fazem alusão à ré.”

O juiz entendeu que, pela análise inicial dos documentos, havia razão na argumentação. “Com efeito, pela análise da inicial e dos documentos acostados, vislumbra-se, num exame de cognição sumária, a violação ao direito de informação dos consumidores/investidores (art. 6o inciso III do CDC). Percebe-se que o material publicitário utilizado pela ré, ostentando emblemas de diversos clubes que disputam o campeonato brasileiro, incluindo os que integram a Liga Libra, podem induzir os contratantes a acreditar que todos os times participam da Liga Forte Futebol Brasil e, portanto, estarão inseridos na negociação anunciada como objeto principal do tal Fundo”.

Assim, o juiz determinou a suspensão da captação do investimento até que todo o material publicitário seja refeito para assegurar ao consumidor “informações corretas e claras” sobre o fundo.

Fonte: Uol

Mais sobre:Liga Forte
Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.