Justiça determina presença de policiais no jogo entre Náutico e Vasco

A justiça determinou a presença de policiais nos jogos disputados em Pernambuco, inclusive na partida entre Náutico e Vasco da Gama.

Germán Cano durante o jogo contra o Náutico
Germán Cano durante o jogo contra o Náutico (Foto: Alexandre Durão)

A Justiça de Pernambuco determinou a presença da polícia em campo nos jogos disputados em Pernambuco. A decisão liminar atende ao pedido da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e do Náutico, formulado em Mandado de Segurança impetrado na sexta-feira, e deve ser efetivada de forma imediata, inclusive na partida entre Náutico x Vasco marcada para este domingo, nos Aflitos.

A FPF impetrou com a ação para assegurar a realização da partida deste domingo. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou ofício à Federação ameaçando retirar todos os jogos do estado caso não houvesse presença da Polícia Militar nos estádios.

O “aviso” foi dado após a invasão de torcedores do Santa Cruz ao gramado da Arena de Pernambuco na última terça-feira, quando o Tricolor foi eliminado pelo Floresta na segunda fase preliminar da Copa do Nordeste.

Diante disso, a FPF requisitou à Secretaria de Defesa Social (SDS) a presença da Polícia Militar no campo a partir de Náutico x Vasco. Em resposta direcionada à CBF, a SDS destacou que a segurança nos estádios é um “sistema conjunto” que envolve a entidade desportiva e o poder público; e que a primeira ação em caso de invasão de campo fica a cargo de seguranças privados (contratados pelo clube mandante).

– Como a Federação não conseguiu administrativamente que a SDS autorizasse o Choque (Batalhão de Choque) a ter um contingente mínimo dentro de campo, não houve alternativa que não buscar a tutela judicial, que foi o Mandado de Segurança. E aí o desembargador para o qual foi distribuído (o processo) reconheceu a legalidade do pedido e determinou que haja um contingente mínimo do Choque dentro da área do campo – afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho, ressaltando a importância da medida.

“O restante do policiamento a polícia pode fazer como quiser, fora do campo, não há nenhum problema, desde que haja o mínimo de policiamento do Choque dentro da área do campo para evitar invasão de campo e agressão aos juízes.”

Segundo Carvalho, o Governo do Estado foi intimado da decisão na manhã deste sábado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Náutico
Comente

Veja também
Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Vasco negocia amistoso contra clube alemão

Vasco da Gama conversa com a Bundesliga para jogar uma partida no Maracanã na época em que será disputado o Mundial de Clubes.

Ingressos para Vasco x Cruzeiro pelo Brasileiro 2025

Cruzeiro e Vasco se enfrentam pela 6ª rodada do Brasileiro será no dia 27 de abril no Estádio Parque do Sabiá.

Ana Thaís e André Rizek questionam prioridade do Vasco na temporada

Para a dupla de comentaristas, a escolha do Vasco da Gama é arriscada devido à dificuldade do Campeonato Brasileiro.