Juninho e outros veteranos se destacam neste início de Brasileiro

Juninho Pernambucano está em exelente momento no Campeonato Brasileiro, e é o meia com a pontaria mais afiada do Brasileirão.

Um é chamado de Mago, o outro de Rei. Ambos estão na reta final de carreiras recheadas de glórias e iniciaram de forma arrasadora o Brasileiro deste ano. Tudo isso a despeito dos 30 e poucos anos que pesam sobre os ombros de dois dos maiores meias do futebol mundial na última década. Deco e Juninho Pernambucano estão voando e lançam a pergunta no ar: quem está melhor neste momento?

Os dois têm sido decisivos para Fluminense e Vasco, respectivamente. Cada um a sua maneira. O luso-brasileiro é o jogador que mais deu assistências na competição, com quatro em três partidas disputadas. Por sua vez, o camisa 8 da Colina já marcou três gols em quatro jogos. É o meia com a pontaria mais afiada do Brasileirão.

Os números têm como consequência mais do que as boas campanhas do Tricolor e do Cruz-Maltino. Os dois jogadores lideram o ranking de notas do LANCE! no Campeonato Brasileiro. Eles estão empatados com a média de 7,5 e não veem ninguém à frente. No critério de desempate, o número de jogos disputados, Pernambucano leva vantagem de uma partida.

– O que facilitou para eu estar jogando bem é o fato de já estar em um time encaixado, vencedor, com jogadores talentosos – afirmou o camisa 8 de São Januário.

Tanto nas Laranjeiras quanto na Colina a preocupação maior é achar a fórmula perfeita para que os craques, mesmo em idade avançada, possam disputar o maior número de partidas no campeonato. O técnico Abel Braga, cada vez mais encantado com a fase de seu camisa 20, que o diga.

– Deco, mais uma vez, teve atuação muito boa. As bolas paradas dele estão funcionando. Fico feliz nessas situações, porque o momento dele é excepcional – afirmou.

Na temporada, Deco já deu oito passes para gol

O grande número de passes a gol de Deco neste começo de Campeonato Brasileiro não é novidade. Além das quatro assistências na Série A, o apoiador luso-brasileiro protagonizou outros quatro lances desse tipo, um na Copa Santander Libertadores e três no Campeonato Carioca. A soma é de oito assistências em 2012.

A boa fase este ano fez com que o jogador adiasse os planos de aposentadoria. Agora, Deco pensa em deixar o futebol apenas no fim de2013. A meta do meia é encerrar a trajetória no futebol atuando pelo time das Laranjeiras.

Para isso, a diretoria tricolor e o ex-jogador Luizão, atualmente representante de Deco, já iniciaram as conversas pela renovação de contrato por mais uma temporada. O acerto está muito perto de acontecer. É bom mesmo o Fluminense ficar de olho. Em entrevista recente, o camisa 20 afirmou que possui sondagens de outros clubes interessados em contratá-lo.

Com a palavra

Nuno Farinha – Editor do Record (POR)

As pessoas tentam acompanhar o Deco

As pessoas têm muito carinho pelo Deco, por tudo o que ele fez pelo Porto e pela seleção portuguesa durante tantos anos. Muitos ainda falam dele em tom de saudade, já que hoje ainda existem reclamações de que a nossa seleção não tem um jogador como ele. No entanto, é consenso que Deco não tem mais condições de ser convocado para defender Portugal. O que fica é o que ele fez no seu auge como jogador. Muitas pessoas ainda acompanham a carreira dele no Fluminense. Aqui, os jogos passam na TV a cabo e todos querem ver Deco jogar, todos sentem falta dele.

A crise econômica que o país atravessa não permite que todos tenham acesso aos jogos na TV a cabo, mas quem tem sempre procura ver as partidas do Fluminense, principalmente para matar a saudade do Deco.

Bertrand Blais

Ele mantém um nível alto desde o Lyon

Para quem sempre acompanhou o Juninho, não surpreende ele estar em um nível como esse até hoje. Teve a grande fase da carreira pelo Lyon e mantém isso. É um jogador muito profissional, superdedicado. Ele se cuida muito.

Por ser ídolo e pelo o que fez defendendo o Lyon, o que o Juninho faz no Brasil ganha repercussão na França. Quando perdeu para o Corinthians, nos jornais não era Vasco é eliminado, era Vasco de Juninho é eliminado. Os torcedores franceses já gostavam do futebol brasileiro. Mas, hoje em dia, a atenção e a paixão aumentaram.

Os últimos gols de falta também ganharam destaque. Foi uma marca registrada dele pelo Lyon. Então, ganha um destaque maior na imprensa francesa.

lancenet

Comente

Veja também
Vegetti e os pais de Aylla Vegetti
Vegetti conhece Ayla Vegetti e brinca com situação de vascaíno: ‘Tenho que salvar o casamento’

O Vasco da Gama promoveu o encontro entre Vegetti e o torcedor Leonardo Candreva, que deu seu nome à filha.

Paulinho, lateral-direito do Vasco
Lateral da base pode ser novidade no Vasco contra o São Paulo

O lateral-direito Paulinho vem treinando com o time profissional e pode ganhar uma oportunidade no Vasco contra o São Paulo.

Paulinho em treino do Vasco
Paulinho realiza 1º treino com elenco do Vasco após lesão

O meia Paulinho participou do treino desta segunda-feira com os companheiros, mas ainda não há previsão de retorno.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vascaínos opinam sobre estratégia de Rafael Paiva para jogo decisivo do Vasco

Em enquete, mais de 60% da torcida do Vasco da Gama acha que Rafael Paiva deve escalar força máxima contra o São Paulo.

Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória
Vasco anuncia nova carga de ingressos para o jogo contra o Atlético-MG

Após a torcida esgotar ingressos em menos de três horas, Vasco da Gama anuncia nova carga para o duelo com o Atlético-MG.