Juninho ou Felipe: números mostram que Vasco é melhor com só um deles

As estatísticas sobre as participações de Juninho e Felipe revelou o Vasco tem obtido mais sucesso utilizando apenas um dos dois veteranos em campo.

O técnico Cristóvão Borges já foi questionado diversas vezes sobre a possibilidade de Juninho Pernambucano e Felipe começarem uma partida juntos pelo Vasco. O objetivo, dizem os torcedores, é assitir novamente à reedição da dupla que, na década de 90, liderou diversas conquistas do clube. Mas o comandante, mesmo admitindo que a armação é possível, tem sido favorável à opção de colocar um dos meias no banco. E não parece ter a intenção de rever o esquema.

O que respalda Cristóvão são os números recentes da equipe. As estatísticas sobre as participações de Juninho (37 anos) e Felipe (34) revelou o Vasco tem obtido mais sucesso utilizando apenas um dos dois veteranos em campo. Com Juninho e sem Felipe, o Time da Colina teve, em 2012, um aproveitamento de 79%. Na situação contrária, os números aumentam para 83%. Com os dois ou nenhum deles em campo, o resultado é menor, apenas 66%.

– Essa pergunta é feita a mim desde o ano passado. Claro que eles podem jogar juntos, agora existem partidas em que a dinâmica do jogo é muito alta, ou então a gente precisa jogar de uma forma pressionando o adversário. A nossa equipe passa por situações onde a gente corre muito risco, nos arriscamos muito às vezes, jogamos com a marcação muito adiantada. Então, só depende dessas circunstâncias – afirmou Cristóvão Borges.

Juninho e Felipe têm praticamente a mesma responsabilidade na equipe e colecionam juntos títulos importantes pelo Vasco. Atuando lado a lado, a dupla foi bicampeã do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000) e campeã do Campeonato Carioca (1998) e da Taça Libertadores (1998). Dentro de campo, no entanto, as características diferentes dos dois têm sido apontadas como capazes de mudar a atual estratégia da equipe.

– O Felipe é um jogador que gosta de tocar a bola mais rápido, de tocar a bola para frente em busca do gol. O Juninho já é um jogador de lançamentos. Então, geralmente quando a bola cai no pé do Felipe eu já espero que ele venha fazer uma tabela, com o Juninho espero a bola mais na frente – disse o atacante Alecsandro.

Comente

Veja também
Bruno Lopes em Vasco x Flamengo
Bruno Lopes comemora título do Carioca Sub-20 e provoca o Flamengo

Na manhã deste sábado (12), o Vasco da Gama bateu o Flamengo pelo sub-20 e conquistou o título do Carioca; Bruno Lopes provoca rival.

Vasco é bicampeão Carioca Sub-20
Vasco vence o Flamengo é bicampeão do Carioca Sub-20

O Sub-20 do Vasco da Gama venceu o Flamengo por 1×0 e conquistou o bicampeonato do Carioca de forma invicta.

Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.