Juninho e Nenê estão entre os 10 meias com mais participações em gols no século XXI
Os ídolos do Vasco da Gama ocupam, respectivamente, o 6º e 9º lugares no ranking, com 351 e 335 participações.
Os ídolos do Vasco da Gama Juninho Pernambucano e Nenê figuram entre 10 meio-campistas com mais participações em gols no futebol mundial no século XXI.
De acordo com levantamento da página especializada em estatísticas PopFoot, considerando o somatório de gols e assistências de 2001 até hoje, o eterno Reizinho da Colina aparece em 6º lugar, com 351 participações. Já o atual camisa 10 cruzmaltino está na 9ª colocação, com 335.
Sendo mais específico, Juninho, que nesse período, além do Vasco, passou também por Lyon (FRA), Al-Gharafa (CAT) e New York Red Bulls (EUA), fez 211 gols e deu 140 assistências em 856 partidas, gerando uma média de 0,41 por jogo.
Já Nenê, com passagens por Paulista de Jundiaí, Palmeiras, Santos, Mallorca (ESP), Alavés (ESP), Celta de Vigo (ESP), Monaco (FRA), Espanyol (ESP), PSG (FRA), Al-Gharafa, West Ham (ING), São Paulo e Fluminense, além, é claro, do Cruzmaltino, contribuiu com suas equipes com 250 gols e 85 assistências em 893 jogos. Isso significa uma média de quase 0,38 por partida.
Além deles, o ranking é completado pelo belga De Bruyne; o também brasileiro Kaká; o espanhol David Silva; o alemão Ozil; o francês Zidane; o holandês Sneijder; o dinamarquês Eriksen; e o armênio Mkhitaryan.
Confira
Campeão da Libertadores, da Mercosul e bi do Brasileiro, Juninho Pernambucano é considerado um dos maiores ídolos da história do Vasco, tendo participado do período de ouro do Gigante entre 1997 e 2000.
Já Nenê, que chegou a São Januário em 2015, atuando até 2018, e posteriormente retornou em 2021, conquistou o Carioca de 2016, sendo o protagonista do time durante o período em que esteve no Clube.