Torcida quer Julinho na lateral-esquerda

Lateral-esquerda no Vasco volta ao centro das atenções, e torcida pede Julinho.

A atuação abaixo do esperado de Márcio Careca na goleada sofrida para o Botafogo por 4 a 0 trouxe de volta um velho problema do Vasco: a lateral esquerda. Desde que Ramon se disse insatisfeito e pediu para deixar o clube, ninguém conseguiu se firmar. Para a partida contra o Palmeiras, na próxima quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), válida pela estreia da Copa Sul-Americana, em São Januário, o técnico Ricardo Gomes estuda entre três opções: o próprio Careca, Julinho e o volante Jumar improvisado. Os estilos são bem diferentes, mas em pesquisa realizada entre os leitores do GLOBOESPORTE.COM, o nome de consenso é Julinho .

Foram 5.965 votos até a noite da última segunda-feira. 85% dos internautas preferiram a entrada de Julinho. Já Jumar veio em segundo com 13% dos votos. A manutenção de Marcio Careca ficou muito atrás com apenas 2%.

O problema é que Ricardo Gomes não pensa desta maneira. Contratado junto ao Avaí justamente para preencher a lacuna deixada por Ramon, que não mostrava mais o futebol de outros tempos, Julinho é visto pelo treinador como um jogador de meio-campo, já que em seu ex-clube atuava como ala praticamente sem obrigações de marcar. Este fato torna o jogador incompatível ao esquema 4-4-2 armado pelo comandante vascaíno. Tanto é que Julinho tem entrado como volante em determinados momentos e como apoiador em outros.

NÚMEROS NESTE BRASILEIRÃO
Marcio CarecaJumarJulinho
Márcio Careca no desmebarque do Vasco (Foto: Paulo Nicolella / Agência O Globo)Jumar treino Vasco (Foto: Flickr do Vasco)julinho vasco atlético-mg (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)
10 Jogos10 Jogos3 Jogos
229 passes certos151 passes certos52 passes certos
29 passes errados19 passes errados9 passes errados
0 assistência1 assistência1 assistência
4 finalizações1 finalização2 finalizações
18 roubadas de bola14 roubadas de bola6 roubadas de bola
16 faltas cometidas22 faltas cometidas6 faltas cometidas
10 faltas sofridas5 faltas sofridas2 faltas sofridas
3 cartões amarelos5 cartões amarelos1 cartão amarelo
1 cartão vermelho0 vermelho0 vermelho

A segunda opção em termos de preferência dos internautas é a entrada de Jumar. O volante já foi improvisado na lateral em outras partidas, como a vitória sobre o Santos, e deu conta do recado. Sua entrada dá mais consistência defensiva, já que os avanços são raros. Para compensar este fato, o restante do time fica com mais liberdade. As investidas ofensivas de Fágner passam a ser constantes assim como o auxílio de Felipe e/ou Juninho Pernambucano, que passam a jogar mais soltos.

Por último, Marcio Careca poderia ser mantido na equipe. O lateral, este sim visto como a única opção de origem, já teve boas atuações nesta temporada, como na semifinal da Copa do Brasil contra o Avaí, mas é um jogador que prima pela inconstância. Na opinião dos torcedores, esta hipótese é muito mal vista.

Blogueiro discorda dos vascaínos

A opinião da grande maioria da torcida do Vasco não é compartilhada pelo blogueiro do Tabuleiro, Eduardo Cecconi. Na sua opinião, Marcio Careca deve ser mantido por ser o jogador mais regular. Eduardo não aponta Julinho como opção por achar que ele tende a se tornar um protagonista do jogo, quando na verdade o lateral precisa jogar taticamente. A improvisação de Jumar foi descartada.

– Vejo vantagem para o Marcio Careca, por ele estar mais familiarizado com a mecânica de jogo do Vasco. Por mais que o Julinho dê uma ofensividade maior ao Vasco, na lateral o jogador não precisa ser um protagonista. Talvez as pessoas estejam cobrando demais dele (Marcio Careca), que me parece ser o mais regular. Não usaria o Jumar de jeito nenhum, porque o Vasco perderia nas jogadas pelas linhas de fundo. O lateral é um jogador muito mais tático do que virtuoso hoje em dia – analisou.

Jogadores não mostram preferência

Romulo comentou a disputa entre os companheiros. Segundo o volante, sua maneira de jogar não muda com a entrada de um ou de outro. Para ele, cabe ao técnico Ricardo Gomes tomar a decisão que considerar melhor para o Vasco e o restante do time acatar.

– Quem entrar vai saber o que fazer e vai lutar para nos ajudar a vencer. A decisão final é do Ricardo Gomes e nós temos de nos adaptar a ela – explicou.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Atuação de Loide contra o Vitória desagrada Felipe: ‘Parece displicente’

Acionado na segunda etapa do duelo entre Vitória x Vasco da Gama, Loide Augusto tem atuação que desagrada Felipe.

Derrota do Vasco evidencia má fase nas principais vertentes do futebol

Deficiência técnica e tática e abalo mental ficam em evidência após nova derrota do Vasco da Gama na temporada.

Edmundo decreta luto após derrota do Vasco e faz duras críticas a Pedrinho

Após nova derrota do Vasco da Gama, Edmundo decreta luto e define gestão de Pedrinho como a pior da história do Clube.

Derrotas e vexames resumem curta passagem de Felipe como técnico interino

Felipe encerra passagem como técnico interino do Vasco da Gama após derrotas, vexames e abalo mental dos atletas.

Diretoria debate reformulação no departamento de futebol do Vasco

Gestão se reúne em Salvador e pode antecipar reformulação total no departamento de futebol do Vasco da Gama.

Confusão e protesto marcam desembarque do Vasco no Rio

Após três derrotas consecutivas, Vasco da Gama desembarca no Rio de Janeiro com protesto da torcida e confusão.

Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.