Julgamento de recurso da 777 Partners pode mudar rumos do futebol do Vasco; entenda

Julgamento marcado para o dia 27 de novembro será a última batalha entre Vasco da Gama e 777 Partners pelo controle do futebol Cruzmaltino.

Jorge Salgado com dirigentes da 777 Partners
Jorge Salgado com Josh Wander e Juan Arciniegas, diretores da 777 Partners (Foto: Divulgação)

A batalha judicial entre a associação do Vasco e a 777 Partners tem mais um capítulo marcado para o dia 27 de novembro. Em audiência marcada às 13h (de Brasília), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o agravo de instrumento impetrado pela empresa norte-americana será julgado. Mas no que isso pode interferir no futuro da SAF cruzmaltina?

O agravo é nada menos que um recurso que a 777 – agora controlada pela A-Cap, outra empresa dos Estados Unidos – interpôs contra a decisão de primeira instância da Justiça, que, ainda em 15 de maio, afastou a empresa do controle da SAF do Vasco e suspendeu os contratos em vigor.

O pedido da associação se baseou no artigo 477 do Código Civil e levou em consideração as notícias relacionadas à situação financeira da empresa, acusada de fraude nos Estados Unidos por pegar empréstimos e dar como garantia fundos que não lhe pertencem, ou nem mesmo existem. Então o Tribunal de Justiça, que é a segunda instância, vai confirmar ou não a decisão de primeira instância. Esse é o objeto do recurso.

Nesta próxima decisão, porém, o diferencial é que não caberá recurso. Ou seja: caso o Tribunal de Justiça mantenha a decisão da 4ª Vara Empresarial, de suspensão dos efeitos do contrato de venda da SAF à 777, o Vasco passa ficar em definitivo com todas as ações da empresa, cabendo exclusivamente ao presidente Pedrinho e seus pares diretos negociarem a venda da empresa para um novo grupo investidor.

Na audiência, a associação será representada pelo vice-presidente jurídico do Vasco, Felipe Carregal. Do lado da 777, provavelmente será enviado um representante da A-CAP, já que a seguradora assumiu o controle da rotina da empresa desde que a mesma decretou falência.

Em paralelo, Vasco e A-CAP escolheram semana passada a árbitra que fecha a composição da mesa da Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV), orgão que, por contrato, é o responsável por mediar divergências contratuais entre o Vasco e a 777. Trata-se da advogada Paula Andrea Forgioni, que é quem vai presidir a mesa do julgamento envolvendo o clube e a empresa norte-americana.

O voto desta presidente tem peso maior. O Vasco indicou a advogada Ana Tereza Basílio, enquanto a A-CAP escolheu o advogado Maurício Almeida Prado. Em até 90 dias essa corte de arbitragem vai deliberar sobre a validade do contrato entre Vasco e 777 (A-CAP). Caso se decida pela anulação, a Vasco SAF deixará de existir, e o associativo voltará a ter o controle integral do futebol.

E a decisão da corte de arbitragem é importante para o futuro do futebol vascaíno em dois aspectos:

1) Se o Tribunal de Justiça mantiver a liminar concedida em maio, nada muda, e o Vasco segue com o controle do futebol, em busca de um novo investidor;

2) Se o Tribunal de Justiça acatar o pedido da 777, A-CAP passa a controlar o futebol do Vasco, com 70% das ações da Vasco SAF, assim como era antes da batalha judicial.

Vale lembrar que, até o presente momento, a 777 integralizou 31% das ações adquiridas da Vasco SAF. Ou seja, neste momento 69% pertencem à associação, que controla o futebol.

Próximos jogos do Vasco:

  • Internacional (C) – 21/11, 20h (de Brasília) – Brasileirão
  • Corinthians (F) – 24/11, 16h (de Brasília) – Brasileirão
  • Atlético-GO (C) – 30/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN Brasil

Mais sobre:777 Partners
Comente

Veja também
Pedrinho durante entrevista coletiva
Saiba os assuntos que serão abordados por Pedrinho em coletiva do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho concederá entrevista nesta quinta-feira (14) às 15h, em São Januário.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Renovação entre Vasco e Vegetti estaciona e conversas ficam para 2025

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti tem contrato com o Clube até o final de 2025 e já manifestou desejo de se aposentar no Cruzmaltino.

Paulinho comemorando gol contra o Palmeiras
Paulinho deve ganhar minutos contra o Internacional

Volante do Vasco da Gama, Paulinho volta ao time após dez meses parado por conta de uma lesão sofrida no joelho direito.

Torcida do Vasco em São Januário
Informações sobre ingressos para Vasco x Internacional

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Internacional, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis quer conversar com diretoria do Vasco sobre a SAF

O magnata grego Evangelos Marinakis tem interesse na SAF do Vasco e quer conversar com a diretoria do Clube.