JP se destaca na fase final do Carioca Sub-20 e empolga vascaínos na web

Meio-campista marcou três dos cinco gols do Vasco da Gama considerando semi e final, contra Botafogo e Flamengo, respectivamente.

JP comemorando gol pelo Sub-20 do Vasco
JP comemorando gol pelo Sub-20 do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama)

O título do Vasco da Gama no Campeonato Carioca Sub-20 passa, sem dúvidas, pelos pés do meio-campista JP.

Dos cinco gols marcados pelo Gigante da Colina considerando a semi contra o Botafogo e a final diante do Flamengo (ambas em duas partidas cada), o polivalente jogador, que pode atuar como volante e meia-armador, participou de quatro.

No jogo de ida da semifinal contra o Alvinegro, no Estádio Nilton Santos, JP marcou o primeiro gol do Vasco na vitória por 2×1. Já no duelo de volta, em São Januário, o garoto, à la Léo Lima em 2003, cruzou de letra e, após André escorar, Paulinho sacramentou a classificação cruzmaltina à final.

Já contra o Flamengo, JP marcou tanto o gol do Vasco no primeiro jogo (derrota por 2×1 na Gávea) quanto no segundo, a vitória por 1×0 em São Januário, que levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, o meia também contribuiu positivamente, convertendo sua cobrança e ajudando o Cruzmaltino a ficar com o título após triunfo por 5×4.

Gol de JP; Vasco 1 x 0 Flamengo pelo Carioca Sub-20 2023

Elogios

No Twitter, torcedores vascaínos exaltaram as recentes atuações de JP. Jonatan Cunha, por exemplo, destacou a capacidade do atleta em jogar mais recuado ou avançado e pediu sua integração ao elenco principal.

– Desde o Sub-17 dá para ver o jogador que vai ser o JP, e não é tão falado quanto outros. Jogava de 8, agora como 10 e continua desfilando. Já era para estar no profissional – opinou.

Já João Sillero, além de elogios, pediu que JP vista a camisa cruzmaltina ainda por um bom tempo.

– Joga muita bola. Ao que tudo indica, esse menino terá um futuro brilhante. Espero que fique na Colina por bastante tempo – disse.

Guilherme Silva, por sua vez, foi além: para ele, JP pode vir a se tornar o melhor jogador de meio de campo da história do Vasco.

– E o JP jogando de meia-armador? Muita bola esse moleque, meu irmão. Ele vai ser o melhor meio-campista da história do Vasco. O que o William Batista (técnico do Sub-20) viu e percebeu no futebol dele é absurdo. Ele tá fazendo o JP ser meio-campista completo que atua em todas as faixas do meio-campo – ressaltou.

Por fim, Pedro Icaro, comentarista da Vasco TV e que participou da transmissão do canal na partida do título estadual, no último sábado (15), exaltou a ”modernidade” do futebol de JP.

– Como destaquei na transmissão, volante/meia moderno de potencial grande. Joga de cabeça erguida e com muita tranquilidade – afirmou.

Futuro

Apesar do recente sucesso e dos pedidos para subir para o profissional, JP, ao menos por ora, segue integrado ao time sub-20. Em breve, o elenco cruzmaltino disputará a Copa do Brasil da categoria.

O contrato de JP com o Vasco é válido até abril de 2025. O atleta tem 18 anos atualmente.

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.