Jornal britânico diz que Vasco recebeu nome de ‘assassino em série’

Publicação exaltou os feitos do passado do Clube Vasco da Gama, mas não poupou o navegador português que dá nome ao Cruzmaltino.

Matéria Vasco Daily Mail
Matéria Vasco Daily Mail

Em reportagem publicada na terça-feira (27/9), o jornal britânico “Daily Star” cita o Vasco da Gama como um dos gigantes do futebol brasileiro, que “conquistou o Brasil e a América do Sul no passado”. A matéria, porém, não foca no mérito esportivo, mas no caráter do navegador português que deu o nome ao clube carioca.

“Historiadores sugerem que a façanha do aventureiro português está imortalizada na camisa de Vasco da Gama, a faixa que representa sua rota para a Índia. No entanto, a maior conquista de Da Gama é ofuscada pela crueldade que ele mostrou em alto mar”, escreve o jornal.

O “Daily Mail” cita o trabalho do historiador Jean-Baptiste Prashant More:

“Vasco da Gama cometeu alguns dos crimes mais hediondos. Em 1º de outubro de 1502, ele impiedosamente ordenou a morte de 700 peregrinos inocentes de Malabar (na Índia). Metade dos peregrinos era composta por mulheres e crianças.”

Alguns relatos citam o “temperamento incontrolável” de Vasco da Gama e que ele tinha uma tendência a matar seus oponentes difíceis por causa de suas “birras violentas” nas negociações comerciais. Outros relatos compartilham histórias de tomada de reféns e ameaças de civis com armas.

Apesar desses crimes hediondos, Vasco da Gama foi celebrado na Europa graças à sua conquista histórica que fundiu os dois continentes da Europa e da Ásia por mar.

O clube brasileiro, entretanto, não é o único entidade a receber o nome do explorador português – uma cratera na Lua também leva o seu nome.

Fonte: Extra

8 comentários
  • Responder

    O time Vasco da Gama deveria mudar de nome. Esse desprezível ser humano foi um genocida e escravocrata.

  • Responder

    A lua é VASCO pow!!!

  • Responder

    Mas logo os ingleses a abordar o nome Vasco da Gama ? Eles que massacraram tribos africanas como os Zulus . E que capturavam negros para serem vendidos como escravos ,que lideraram tropas para guerrear os Mulçumanos nas chamadas Cruzadas pilharam joias e outros objetos .Que massacraram índios na América do Norte e, que ainda mantém vários paises sob sua coroa ,tanto na Europa quanto regiões além mar ,como a ocupação das Ilhas Malvinas que por direito pertencem a Argentina por está mais próxima de nosso vizinho .Os Ingleses são os maiores imperialistas do mundo a custo de muito sangue por onde passaram seus piratas em nome da coroa britânica ,não pode sentar em cima do rabo não podendo esquecer portanto seu passado e seu presente antes de fazer qualquer critica .

    • Mandou muito bem.

    • É sério que vai passar pano pro genocida assassino Vasco da Gama ?? 🤣🤣🤣🤣

  • Responder

    Inglês é uma graça… montaram um império em cima de sangue e escravidão no mundo inteiro, massacrando povos e subvertendo a ordem por onde passaram… e querem falar de um navegador português do século XVI, que era mais um corajoso comerciante (enfrentar os oceanos naqueles barquinhos era uma tremenda prova de coragem) do que um militar?… e ainda por cima relacionar o CRVG neste “papo de pub”? faça-me o favor… A Rainha morreu e eles devem estar “sem assunto” por lá…

    • Se esquecem que a Inglaterra condecorou com o mais importante título da nobreza britânica um ladrão e assassino inglês, o pirata SIR FRANCIS DRAKE.

  • Responder

    Eles esqueceram de publicar que o Vasco foi o time brasileiro que mais combateu o racismo , tendo coragem de escalar negros no seu time. E quanto ao navegador que fez história , eles deveriam escrever sobre o pirata Francis Drake, assassino e ladrão a serviço da rainha da Inglaterra ao qual ela condecorou com o nobre título de SIR…

Comente

Veja também
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.

Sair da versão mobile