Jorginho obteve impacto imediato nos últimos trabalhos; veja números

Com exceção do Coritiba em 2020, o técnico do Vasco da Gama, Jorginho, teve ótimos começos nos últimos trabalhos que teve.

Jorginho comandou o Vasco em duas passagens
Jorginho comandou o Vasco em duas passagens (Foto: Carlos Gregório Júnior/ Vasco)

O novo técnico do Vasco é um velho conhecido. Jorginho acertou com o clube nesta segunda-feira e irá comandar a equipe até o fim da Série B, com o objetivo de garantir o acesso para a primeira divisão. Esta será a terceira passagem dele por São Januário. A dez jogos do fim da competição, Jorginho chega ao Vasco com sucessos recentes nas missões de ter um impacto imediato nas equipes que treinou.

Com passagens pelo Vasco em 2016 e 2018, Jorginho comandou seis trabalhos desde 2019. Nesse período até aqui, ele teve um aproveitamento maior que 50% nos dez primeiros jogos no comando das equipes que treinou – com exceção do Coritiba, em 2020. Veja abaixo o recorte na tabela:

Números de Jorginho no começo dos últimos trabalhos

Quando o contexto é parecido com o do Vasco, chegando a um clube do meio para o fim da temporada, o desempenho de Jorginho é ainda melhor. No ano passado, em julho, assumiu o Cuiabá na zona de rebaixamento, teve um bom início com 53% de aproveitamento nos 10 jogos iniciais, e manteve um time regular para se salvar do Z-4, terminando na 15ª colocação, com a vaga inédita na Sul-Americana.

Em 2019, o contexto do Coritiba era parecido com o do Vasco. Também na briga pelo acesso, o Coxa estava a três pontos do G4 na 24ª rodada. Nos 15 jogos com Jorginho, foram nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. O time conseguiu a terceira colocação e confirmou o acesso.

Mesmo com o acesso para a Série A, Jorginho não seguiu no Coritiba para 2020 por entraves na renovação. No entanto, foi contratado oito meses depois pelo próprio Coxa para tirar o time da zona de rebaixamento, mas não foi bem e acabou demitido em dois meses. A equipe não conseguiu evitar o descenso.

Nos últimos 10 trabalhos de Jorginho, o treinador teve mais sucesso no Vasco, na passagem em 2015 e 2016 pelo clube, quando conquistou o Campeonato Carioca e o acesso para a Série A. Depois, o máximo que conseguiu foi ficar sete meses no comando da Ponte Preta, em 2019. O último clube que treinou foi o Atlético-GO, levando o time até as semifinais da Sul-Americana.

Números de Jorginho nos últimos trabalhos

Desafio no Vasco

Diferente das duas primeiras passagens no clube, Jorginho chega com a missão de recolocar o Vasco na primeira divisão. Em 2015, chegou a São Januário com o time no Z-4 da Série A, teve um bom returno como arrancada, mas não conseguiu evitar o descenso. Mesmo assim, foi mantido para o ano seguinte e conquistou o Carioca de 2016. Chegou a ficar 34 jogos invicto no comando cruz-maltino e garantiu o acesso para a Série A de 2017.

Já em 2018, pegou o time no início do Brasileirão e na fase de grupos da Libertadores, após a saída de Zé Ricardo. No entanto, durou apenas 10 jogos, exatamente o número de partidas que terá novamente pelo Vasco, se ficar até o fim desta temporada.

O Vasco tem 45 pontos e ocupa a quarta colocação da Série B. A dez rodadas do fim da competição, Jorginho precisará de um aproveitamento de 56% para atingir a marca de 62 pontos, que o Departamento de Matemática da UFMG aponta como 99% de probabilidade de garantir o acesso.

A estreia do novo treinador deve acontecer contra o Grêmio, no domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 29ª rodada da Série B.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jorginho
Comente

Veja também
Ainê Coutinho lidera ranking de mulheres de atletas mais influentes do futebol brasileiro

Ainê Coutinho, mulher de Philippe Coutinho, lidera lista das 10 mulheres de jogadores que jogam no Brasil mais influentes no Instagram.

Maicon já venceu mata-mata contra o Atlético-MG e busca no Vasco 1º título no Brasil

Maicon, zagueiro do Vasco da Gama, está se cuidando do corpo e se aproxima da segunda melhor marca da carreira.

Vasco goleia o EC Resende por 6 x 0 pela 2ª rodada do Carioca Feminino

A equipe feminina do Vasco da Gama venceu o EC Resende por 6×0, pela 2ª rodada do Carioca, no Nivaldo Pereira.

Vasco prioriza Copa do Brasil e pode ter time alternativo contra o São Paulo

O Vasco da Gama ainda sonha com o título da Copa do Brasil e monta força tarefa para tentar reverter o placar diante do Atlético-MG.

Marquinhos aponta motivos para derrota do Vasco contra o Flamengo

Cestinha do Vasco no clássico, Marquinhos afirmou que a equipe não conseguiu fazer uma boa partida diante do rival.

Sair da versão mobile