Jorge Salgado adota discurso pacificador enquanto aguarda decisão da Justiça

Eleito em eleição online no Vasco da Gama, Jorge Salgado adota um tom pacificador enquanto aguarda decisão da Justiça.

Jorge Salgado, presidente eleito do Vasco
Jorge Salgado, presidente eleito do Vasco (Foto: (Divulgação)

Enquanto aguarda uma decisão da Justiça sobre quem será o novo presidente do Vasco, Jorge Salgado, líder da chapa “Mais Vasco” e vencedor da eleição online realizada ontem (14), costura um bastidor político mais apaziguado caso se concretize como mandatário.

O tom pacificador em seu discurso e a forma como o resultado foi recebido por correligionários da chapa “Sempre Vasco”, segunda colocada, serviram como um indicativo de que o diálogo pode ser mais harmonioso. Isso tudo, porém, depende dos caminhos que o judiciário percorrerá.

Leven Siano, da chapa “Somamos”, por exemplo, interpretou que uma atualização de sua ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ontem, às 22h47, significa que o pleito deste sábado não teve validade, e que o do último dia 7 voltou a valer. Com isso, se declara o legítimo presidente eleito. No entanto, até o fechamento desta reportagem, nem os advogados de seu grupo e nem os da “Mais Vasco” tiveram acesso ao teor da decisão.

Alinhamento com a Sempre Vasco

Os grupos que concorreram ao pleito de ontem indicaram alinhamento em algumas pautas ao longo da campanha eleitoral e demonstraram isso durante todo o sábado (14). Salgado e Julio Brant, inclusive, posaram juntos em algumas oportunidades e chegaram a conversar em mais de um momento.

Uma das características de Salgado que pessoas próximas apontam, inclusive, é o de ser uma pessoa conciliadora. No decorrer da disputa pelo cargo máximo do Cruz-Maltino, ele buscou diálogo com outras chapas, mesmo que concorrentes.

A sinergia entre as chapas pode também render frutos mais diretos. Pessoas influentes na “Sempre Vasco” são vistas com bons olhos para participar da gestão de Salgado e convites podem ser feitos em breve caso a Justiça entenda que ele é o vencedor.

Independente da confirmação de Jorge Salgado ou Leven Siano como presidentes eleitos, o cenário promete ser diferente do apresentado nos últimos anos, quando houve uma implosão da chapa vencedora ainda antes da votação do Conselho, o que levou Alexandre Campello, então vice da “Sempre Vasco”, ao cargo de presidente. Além disso, posteriormente, aconteceu um racha entre os grupos políticos que faziam parte da gestão, o que obrigou o mandatário a lutar também por governabilidade durante os três anos em que esteve à frente do clube.

Campello promete transição tranquila

Ausente no pleito do último sábado por estar com a delegação do Vasco que venceu o Sport por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro, o atual presidente Alexandre Campello fez um pedido expresso para que os funcionários de diversos departamentos do Vasco “mantenham a pegada” e ajudem para que a transição seja realizada de forma tranquila.

A conversa aconteceu após Campello retirar a candidatura da segunda eleição. Ele havia encabeçado a chapa “No Rumo Certo” na disputa presidencial que aconteceu no dia 7, mas, após diversas polêmicas, se retirou.

Quais foram as ações de Leven Siano?

Na última sexta-feira (13), Leven Siano chegou à última instância, o Supremo Tribunal Federal (STF), mas a ministra Carmen Lúcia negou sua ação. No mesmo dia, ingressou com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o objetivo de suspender a eleição deste sábado (14). Antes, já havia entrado com um pedido de reconsideração da decisão que suspendeu o pleito presencial do dia 7, em São Januário. A atualização do STJ às 22h47, reencaminhando ao TJ-RJ, foi justamente a do pedido de reconsideração. Ele está sendo advogado por Wadih Damous, ex-deputado federal pelo PT e um dos responsáveis pelo habeas corpus que libertou o ex-presidente Lula da prisão.

Fonte: Uol

Mais sobre:Jorge Salgado
3 comentários
  • Responder

    Dr salgado 2 pesos e 2 medidas… justiça cumpre… caso seja favorável? Pois está parecendo isto, no dia 7, perdendo na boca de urna, chega por e-mail uma decisão suspendendo, cumpre… agora chega uma decisão anulando a vitória, e elegendo o leven, vamos analisar com o jurídico para decidirmos… kkkkk. Vai dar Vasco.

  • Responder

    Seja quem for o novo presidente, carrega expectativas e esperança em tempos melhores, que haja um consenso, que vencedores e vencidos no pleito deixem de lado as vaidades pessoais, sentem em volta de uma mesa e converjam ideias para que o Vasco tenha recursos financeiros e humanos e volte a trilhar grandes conquistas.
    Boa sorte Vasco

  • Responder

    Jorge Salgado pelo menos tem linha e educação. Torci para o Brant na última eleição que o Camp
    lo levou num golpe, mas nesta queimou o filme ao desafiar publicamente o Leven Siano ganhador da primeira eleição. Uma atitude desnecessaria, agressiva e que mostra sua falta de polidez, não condizente com um Presidente de um clube com a grandeza do Vasco. Salgado pelo menos foi mais discreto e polido. Leven Siano pode até não dá Sr nem 10% do que prometeu, mas apresenta a renovação, a esperança de ver aqueles velhos e .tradicionais políticos que sempre mandaram e sugaram o Vasco colocar os em segundo plano

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Edmundo critica status intocável de Vegetti no Vasco

O ex-jogador comentou a postura de jogadores que aprenderam a fazer média com a torcida do Vasco da Gama e deixam a desejar em campo.

Vasco monitora situação de jogadores no mercado; veja nomes

A diretoria do Vasco da Gama já se movimenta no mercado em busca de reforços para reforçar o elenco na próxima temporada.

Edmundo critica Rafael Paiva e diz o que pensa sobre demissão

O ídolo do Vasco da Gama destacou que até Roberto Dinamite foi alvo de críticas no Clube, e deu razão à torcida.

É hoje! Vasco enfrenta o Corinthians às 16h na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, em confronto direto, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile