Com menos jogos, Vasco poderá ter mais fôlego na reta final
Nos últimos seis meses de 2011, o time do Vasco chegou às semifinais da Copa Sul-Americana e disputou até a última rodada o título do Campeonato Brasileiro.
Um dos grandes diferenciais do Vasco para obter o pentacampeonato brasileiro este ano poderá estar no fôlego da equipe. Diferentemente de 2011, quando disputou títulos em dois torneios simultâneos no segundo semestre, agora a equipe só tem como meta a competição nacional, o que, consequentemente, fará o elenco ter jogos e viagens a menos e, talvez, um desgaste físico menor.
Para se ter uma ideia, no ano passado o Gigante da Colina foi o segundo time que mais atuou, ficando apenas atrás do Santos, que foi à final do Mundial Interclubes, no Japão.
Nos últimos seis meses de 2011, o time do Vasco chegou às semifinais da Copa Sul-Americana e disputou até a última rodada o título do Campeonato Brasileiro.
No somatório das distâncias percorridas neste período, que contaram com desgastantes viagens para Bolívia, Peru e Chile, o Vasco percorreu 22.484 km, trajeto muito maior do que os 13.726 km que somará até o fim da competição nacional este ano.
No total de jogos, o Gigante da Colina teve 75 em 2011, contra 68 que terá até o fim da atual temporada. Preparador físico da equipe, Rodrigo Poletto admite que a situação atual ajudará, apesar de ressaltar que os jogadores suportaram bem a maratona de partidas em 2011.
– Ano passado não faltou perna. O que complica é trocar o foco da competição. Com duas ao mesmo tempo, você divide o foco muitas vezes com as viagens, e aí, sim, prejudica um pouco. Manter o foco numa competição só ajuda muito. Teremos um trabalho mais direcionado – afirmou.
Os efeitos podem ser sentidos, inclusive, nesta semana, já que o elenco terá tempo livre para treinos justamente por conta dos jogos pela Copa Sul-Americana. Este será necessário para recuperar jogadores a ponto de deixar o time em plenas condições para a partida contra o Corinthians, domingo, em São Januário.
– Teremos esta semana para trabalhar e até para descansar, porque essa maratona de jogos é desgastante. Há jogadores que estão atuando desde o começo do Campeonato Brasileiro. Um deles sou eu. Agora descansei para voltar com força total contra o Corinthians – disse Nilton, lembrando de sua suspensão na última rodada.
De acordo com o preparador Rodrigo Poletto, a maior parte do elenco já atingiu a forma física ideal, restando apenas alguns casos específicos.
O VASCO EM 211:
22.484 km percorridos durante o ano
75 jogos durante o ano
39 jogos no segundo semestre
16 jogos fora do Rio no segundo semestre
O VASCO EM 2012:
13.726 km percorridos durante o ano
68 jogos durante o ano
31 jogos no segundo semestre
13 jogos fora do Rio no segundo semestre
lancenet