Jogo em São Januário marca reencontro de Luxemburgo com o Ceará

O técnico do Vasco da Gama, Vanderlei Luxemburgo, reencontra o Ceará na partida desta quinta-feira, em São Januário.

O jogo entre Vasco e Ceará nesta quinta-feira (13) marca o reencontro do Alvinegro de Porangabuçu com um velho conhecido: o técnico Vanderlei Luxemburgo, hoje no clube carioca. O treinador multicampeão já enfrentou o time cearense em diversas oportunidades. Em duas delas, o torcedor do Vovô lembra bem quem levou a melhor.

Na Copa do Brasil de 1994, Luxemburgo treinava o Palmeiras, que tinha no elenco nomes como Edmundo, Evair e Rivaldo. O time era o atual campeão brasileiro, título conquistado em 1993, e vinha de duas vitórias em cima do 4 de Julho, do Piauí, na primeira fase. Nas oitavas de final, o adversário foi o Ceará, liderado pelo atacante Sérgio Alves.

Em 18 de maio, ocorreu o primeiro confronto, no Castelão, e o placar terminou em 0 a 0. A decisão ficou para o Palestra Itália, e o Vozão levou a melhor. Aos 19 minutos do primeiro tempo, o lateral direito Jaime surpreendeu a zaga alviverde e abriu o placar para o time cearense. O Palmeiras conseguiu apenas empatar com Evair, aos 23 minutos da segunda etapa, mas não adiantava. Com esse empate, o imponente Verdão caía precocemente para o Ceará, que viria ser a surpresa dessa Copa do Brasil, terminando com o vice-campeonato.

Por ironia do destino, Vanderlei Luxemburgo voltaria a ser eliminado pelo Ceará pela mesma Copa do Brasil, 17 anos mais tarde. Em 2011, o treinador estava no Flamengo e vinha também de título, dessa vez pelo Campeonato Carioca. Na competição nacional, o rubro-negro carioca havia eliminado outros dois cearenses (Fortaleza e Horizonte), e nas quartas de final, enfrentou o Ceará buscando avançar para a próxima fase.

E a escrita de 1994 se repetiu novamente: a "Carroça Desembestada" do Ceará parou o "Bonde Sem Freio" de Luxemburgo. No jogo de ida do Engenhão, 2 a 1 para o time cearense. Destaque para Marcelo Nicácio e Geraldo, que marcaram os gols do Vozão. Na volta, o Flamengo abriu 2 a 0 no segundo tempo com dois gols de Thiago Neves, mas viu Washington empatar, também com dois gols, e garantir a classificação do Alvinegro de Porangabuçu para as semifinais.

Vasco e Ceará se enfrentam nesta quinta-feira (13) no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, a partir das 19h15, pela 9ª rodada do Brasileirão. É o último jogo dos dois times antes da pausa para a Copa América. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

Leia mais sobre: Vasco x Ceará, Vanderlei Luxemburgo

Comentários

Últimas notícias

Veja mais notícias »