Jogo do 1º turno contra o São Paulo foi uma montanha-russa de emoções no Vasco

Iniciada com protesto, a partida contra o São Paulo foi a virada de chave para o Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
Leandrinho em jogo contra o São Paulo (Foto: Leandro Amorim e Matheus Lima)

Nesta quarta-feira (16), o Vasco volta a campo pelo Campeonato Brasileiro em partida contra o São Paulo, no Brinco de Ouro, a partir das 21h45 (de Brasília). Apesar da escassez de vitórias, o confronto contra os tricolores traz boas lembranças para os torcedores e para o técnico vascaíno.

O duelo do primeiro turno foi uma ‘montanha-russa’ de emoções. A noite em São Januário começou com protestos dos torcedores vascaínos pelo momento vivido pelo clube. Na ocasião, o Cruz-Maltino vinha de quatro jogos sem vencer: três derrotas e um empate, entre eles uma goleada para o Flamengo no Maracanã.

A sequência negativa resultou na demissão do técnico português Álvaro Pacheco, que deixou o cargo depois dos quatro jogos sem vitórias. Sobrou para o interino Rafael Paiva, até então no Sub-20, assumir a equipe para a partida contra o São Paulo.

Com o time no rebaixamento e a torcida insatisfeita, São Januário registrou seu pior público do ano: 4.897 pagantes para um público presente de 5.306 torcedores. Porém, aqueles que foram ao estádio, presenciaram uma goleada de 4 a 1 sobre o Tricolor Paulista e o início de uma arrancada vascaína no Campeonato Brasileiro.

O são-paulino André Silva abriu a partida para os visitantes logo aos 10 minutos do primeiro tempo para abaixar o astral na Colina. Mas, na reta final da primeira etapa, começou a reação. Alan Franco marcou contra aos 33 e a joia da base Guilherme Estrella virou aos 48. No segundo tempo, o Vasco foi superior e ampliou com Leandrinho e David consagrou a goleada nos acréscimos. O clima que era de protestos, virou festa.

A partir daí, a chave virou para a equipe de Rafael Paiva. Apesar de ter perdido para o Bahia na partida seguinte, a melhora no desempenho era visível. Nas partidas seguintes, embalou quatro vitórias seguidas, quebrou escritas negativas e deu um salto na tabela. Além da arrancada no Brasileirão, o técnico foi responsável por classificar o Vasco em três fases da Copa do Brasil: terceira fase (Fortaleza), oitavas (Atlético-GO) e quartas (Athletico-PR).

Hoje, o Vasco está na décima posição, longe do Z4, com 34 pontos, e um jogo a menos contra o Cuiabá. Mesmo com a sequência positiva no primeiro turno, o time vive momento de atenção no campeonato. Nos últimos cinco jogos, venceu apenas um, empatou três e perdeu um. Já são quatro jogos sem comemorar os três pontos.

Uma vitória contra o São Paulo, fora de casa, nesta quarta-feira, colocaria o Cruz-Maltino na nona posição, com 40 pontos, para voltar a brigar pelas partes de cima da tabela. O cenário do confronto é completamente diferente do primeiro turno, mas a missão é a mesma: voltar a vencer.

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Paulo
Comente

Veja também
Justiça determina Vasco x Flamengo em São Januário; decisão critica o Bepe

Justiça decide a favor do Gigante da Colina e clássico entre Vasco da Gama x Flamengo será em são Januário; magistrada critica Bepe.

Dé Aranha critica declaração de Pedrinho sobre time do Vasco: ‘deveria estar mamado’

Revoltado após derrota do Vasco da Gama diante do Corinthians, Dé Aranha critica fala de Pedrinho sobre elenco.

Tottenham estaria interessado em Rayan

Em negociação para renovação de contrato com o Vasco da Gama, Rayan estaria na mira do Tottenham, da Inglaterra.

Carille tem clima ruim no vestiário; multa é impasse para demissão

O treinador Fábio Crille tem clima quase insustentável no vestiário do Vasco, mas jogos da semana será decisiva para seu futuro.

Ingressos para Vasco x Palmeiras pelo Brasileiro 2025

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentam em Brasília no dia 4 de maio, às 16h, no Mané Garrincha, pela 7ª rodada do Brasileiro.

PC Oliveira comenta lances polêmicos de Corinthians x Vasco

O comentarista PC de Oliveira analisou gols anulados do Corinthians na partida contra o Vasco da Gama, do último sábado.

Vasco defende marca histórica contra o Puerto Cabello-VEN

O Vasco da Gama já enfrentou times venezuelanos em oito oportunidades, marcando 11 gols e nunca saiu de campo derrotado.

Conheça o Puerto Cabello-VEN, adversário do Vasco nesta terça-feira

O Puerto Cabello tem o time profissional fundado apenas em 2014, teve rápida ascensão e técnico com nome do Vasco.

Fábio Carille inicia semana decisiva para seu futuro no Vasco

Fábio Carille sofre pressão sobre o cargo após derrota para o Corinthians e terá 2 jogos em São Januário para definir o futuro.

Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Sair da versão mobile