Jean David sofre para se firmar no Vasco e Paiva pede paciência

O chileno Jean David ganha chances, mas ainda não conseguiu se firmar no Vasco da Gama, mesmo com desfalques na posição.

Jean David é apresentado oficialmente pelo Vasco
Jean David é apresentado oficialmente pelo Vasco (Foto: Tébaro Schmidt)

A essa altura da temporada, uma das principais incógnitas na escalação do Vasco é na ponta direita. Puma Rodríguez, lateral de origem, vem atuando improvisado na frente. Mesmo com a disputa aberta, um dos reforços contratados pelo clube na última janela de transferências para ocupar justamente essa posição não conseguiu se firmar: Jean David ainda está devendo com a camisa cruz-maltina.

Na quinta-feira passada, na vitória sobre o Cuiabá, o chileno de 31 anos entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Paulo Henrique, que deixou o campo com tosse e indisposição. Atuou por aproximadamente 60 minutos e contribuiu pouco. Ao todo, ele acertou oito de 10 passes e sofreu uma falta.

Na coletiva, Rafael Paiva foi perguntado sobre o motivo de não ter tirado Jean para a entrada de Payet no fim do jogo – em vez disso, o treinador colocou o francês na vaga de Mateus Carvalho.

– O Cocão marca muito bem, mas naquele momento não estava conseguindo reter a bola para dar o tempo para o Jean jogar mais. Sabia que, com o Payet, isso ia acontecer. Com o Payet por dentro, ele se coloca no espaço, retém a bola. E ele com a bola, a gente sabia que o Jean podia subir de produção. Por isso que eu acabei deixando o Jean, para ter uma conexão melhor e tentar matar o jogo – explicou o treinador.

Paiva já havia saído em defesa de Jean David em outro momento. No clássico contra o Flamengo, no mês passado, o treinador pediu paciência com o atacante chileno, que havia recebido sua primeira (e única) chance como titular e teve atuação ruim.

“Ele ficou muito anos no futebol mexicano. Está chegando agora no futebol brasileiro. Temos que ter paciência. Temos a convicção de que o Jean vai nos ajudar demais”, disse na ocasião.

Em sete jogos disputados com a camisa do Vasco até o momento, a única contribuição direta de Jean em lance de gol foi logo na sua estreia, na vitória sobre o Athletico no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil: ele cruzou para Rayan, que ajeitou de peito para o gol da virada marcado por Puma Rodríguez.

Além do jogo contra o Flamengo em que foi titular, o chileno entrou no decorrer das partidas contra Vitória, Cruzeiro, São Paulo e Cuiabá, pelo Brasileirão; e contra o Atlético-MG, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Quando chegou ao Vasco, Jean David foi convocado por Ricardo Gareca para a seleção chilena e ficou à disposição para os jogos contra Argentina e Bolívia, pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Na convocação mais recente, para as partidas contra Brasil e Colômbia, ficou fora da lista, no entanto.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Será que até terminar o campeonato ele vai está pronto? .É fácil de entender jogadores chilenos é só olhar pra seleção do Chile e ver o que ela representa no futebol mundial! Quase nada.

Comente

Veja também
João Vitor durante treino do Vasco
Jogadores do Vasco ‘entregam’ companheiros em resenha no treino; assista

Atletas do Vasco da Gama participaram de um vídeo da Betfair onde revelaram quem são os mais brincalhões do elenco.

Treino do Vasco da Gama neste domingo (27)
Vasco finaliza preparação para jogo contra o Bahia; veja trechos do treino deste domingo

Vasco da Gama e Bahia se enfrentam nesta segunda-feira (27), às 21h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Rogério Ceni
Vasco leva desvantagem em jogos contra times de Rogério Ceni; veja histórico

Vasco da Gama enfrenta o Bahia, de Rogério Ceni, nesta segunda-feira (28), em São Januário, pelo Brasileiro.

Vasco vence o Boavista e se classifica para as semifinais do Carioca Feminino
Vasco vence o Boavista e se classifica para as semifinais do Carioca Feminino

Equipe do Vasco da Gama derrotou o Boavista e carimbou sua vaga para as semifinais do Campeonato Carioca Feminino.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo pede reforços decisivos para 2025 e volta a atacar Payet

Edmundo pediu reforços decisivos e afirmou que o Vasco da Gama precisa ser assertivo nas contratações para 2025.