Invicto na base, William Batista é o treinador mais jovem a comandar Vasco no século

Técnico interino, William Batista assumirá o comando do Vasco da Gama até o Clube contratar um novo treinador.

William Batista no comando do Sub-20 do Vasco
William Batista no comando do Sub-20 do Vasco (Foto: Matheus Lima)

Enquanto não contrata um substituto para Maurício Barbieri, o Vasco terá William Batista à frente da equipe contra o Cuiabá, nesta segunda. Uma solução caseira, mas muito promissora. O técnico do time sub-20, de 30 anos, será o treinador mais jovem a comandar a equipe profissional do Vasco neste século e é muito bem avaliado internamente. Ele é a aposta, por ora, para tentar estancar a crise e encerrar a sequência de seis derrotas seguidas.

William Batista foi contratado pelo Vasco em novembro do ano passado, um pouco depois de a 777 Partners assumir o controle do futebol. Chegou ao clube pelas mãos do diretor de futebol Paulo Bracks, com quem trabalhou no América-MG, onde foi campeão mineiro sub-20 em 2021 e se tornou o treinador mais longevo da categoria no clube mineiro.

Ele tem como referência o jogo de posição e tem feito sucesso. À frente do time sub-20 do Vasco, já conquistou títulos (Copa Xerém e Taça Guanabara) e está invicto. Foram 19 jogos até o momento, e a equipe não perdeu. A primeira derrota da garotada foi nesta sexta, contra o Botafogo, pela semifinal do Carioca, justamente quando William não estava à frente do time por conta do compromisso que o elenco profissional. O auxiliar Douglas Coelho comandou o time sub-20.

Cruyff e Guardiola

A inspiração para virar treinador veio da Europa. Em recente entrevista ao ge, William se apresentou como um entusiasta do carrossel holandês de Cruyff e do Barcelona de Guardiola. Modelo que ele viu acontecer de perto. Ex-jogador, ele interrompeu a carreira há 12 anos na intenção de colocar em prática como treinador aquilo que ele via acontecer na Europa, quando jogou em Portugal.

– Um dos primeiros presentes que ganhei dos meus pais foi um agasalho da Laranja Mecânica, e eu perguntava ao meu pai o por que da Holanda. Ele me falava do carrossel holandês de Cruyff e de Rinus Mitchell. Isso me influenciou como criança e, aos 18 anos, vejo o auge do Barcelona de Guardiola. Vou jogar em Portugal, começo a despertar o interesse pelo modelo de jogo do Barcelona e o que influenciava. Era algo que eu queria sentir como jogador, mas as equipes que eu jogava não tinham a bola. Aí passo a querer ser treinador, tenho uma oportunidade com 20 anos no Sumaré, quando começo a organizar as ideias – contou William ao ge.

Com William Batista no comando, o Vasco sub-20 disputou 19 jogos, venceu 14 e empatou cinco. O time foi campeão em dezembro na Copa Xerém e da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência.

O pior momento foi na Copinha, quando foi eliminado na segunda fase pelo Ibrachina, após estar vencendo a partida por 3 a 0. O time sofreu o empate e caiu nas cobranças de pênaltis. Houve críticas, mas a equipe estava desfalcada de alguns de seus principais jogadores, cedidos ao elenco profissional para o início do Campeonato Carioca.

Os resultados na base, no entanto, ficam em segundo plano nas categorias de base, segundo o treinador. A maior preocupação é com o desenvolvimento dos jogadores. Estar no Vasco era um dos grandes desejos de William, que quer ver esse processo acontecer junto às vitórias, aos títulos e a um jogo vistoso.

– Quando cheguei percebi jogadores de muito talento, mas que precisavam entender como jogar como um time. O desafio foi transformar todo talento individual em jogar como equipe. O primeiro passo foi criar uma cultura de ter o prazer de jogar um pelo outro. Junto disso, eu trouxe muita coisa sobre o jogo de posição, e esse jogo só vai acontecer de maneira genuína se a equipe jogar de forma harmoniosa, sendo uma equipe que coopera o tempo todo. Evoluímos muito nos últimos meses, os conteúdos diários têm sido bem desenvolvidos e os jogadores têm desfrutado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:William Batista
1 comentário
  • Responder

    Que maravilha william batista este tem brio, garra os treinadores tem que ter pra.passar pros atletas os atletas vendo a garra do trinador eles se empolgam e jogsm como ninguem agora resta ao elenco colaborar vom o treinador jogando bola e o qui eles atletas sbem fazer muito bem não vem dizer que o elenco do vasco e fraco que mão e o qui esta faltando neles.e garra e indisposição que o estagiario wue já foi embora fracas a Deus quando um stleta tem que ser.chamado a detenção tem que chamar.mesmo eles ganham muito bem pra entrarem em campo e.gicar olhando o jogo em vez de jogarem e.por isso que eu gosto do treinador estilo felipe.escolare tem garra e sabe passar isso pros atletas pra.mim e o melhor treinador do Brasil não tem outro tomara que augum dia ele treine o vasco ai esses atletas verão o wui e ser um otimo treinador Felipão treine o gigante por favor

Comente

Veja também
Grego interessado no Vasco pode tomar decisão difícil pela Champions

Marinakis terá que se afastar do comando de Nottingham Forest ou Olympiacos, caso time garanta vaga na Champions.

Vasco evita igualar pior sequência negativa neste século

O Vasco não vence há 9 jogos seguidos e usa vencer o Fortaleza para evitar igualar sua pior sequência de resultados neste século.

Olho no rival! Escalação do Fortaleza contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Vasco e Fortaleza

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza, jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Fortaleza

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza neste sábado, em São Januário, às 19h, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Arquiteto Sérgio Dias detalha planos da reforma de São Januário

Arquiteto responsável pela modernização do Estádio de São Januário, Sérgio Dias revelou que o projeto dialoga com o passado.

Relacionados do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

O técnico Vojvoda relacionou 24 jogadores para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Rayan é convocado para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

O atacante Rayan desfalcará o Vasco da Gama para defender a Seleção Brasileira Sub-20 nos três amistosos, no Egito.

Vasco pode ativar cláusula no contrato de Léo Jardim

O goleiro Léo Jardim já atingiu 60% dos jogos do Vasco no ano e pode ter seu contrato renovado automaticamente.