Início no Grêmio e título contra o PSG: conheça detalhes da carreira de Léo Jardim

Novo goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim começou sua carreira no Grêmio, se destacou em Portugal e foi campeão na França.

Léo Jardim, goleiro do Lille-FRA
Léo Jardim, goleiro do Lille-FRA (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Anunciado como 10º reforço do Vasco para a temporada, Léo Jardim chega ao clube após cinco anos no futebol europeu. Apesar do prestígio junto ao torcedor vascaíno, que avaliou positivamente a sua contratação, o goleiro não é muito conhecido no Brasil, pois teve poucas oportunidades no Grêmio, clube que o revelou.

Confira as movimentações do Vasco no Mercado da Bola

Léo Jardim foi promovido ao time profissional em 2014, com o técnico Luiz Felipe Scolari. Chegou a ficar no banco em diversas partidas, mas a primeira oportunidade só foi acontecer em 2016, com Renato Gaúcho. O goleiro substituiu Bruno Grassi, que se machucou no segundo tempo do empate com o Palmeiras, pelo jogo da volta da Copa do Brasil, competição que o Tricolor gaúcho terminou com o título.

Justamente por causa daquela decisão contra o Atlético-MG, Renato Gaúcho decidiu poupar os titulares e deu oportunidades para Léo Jardim estrear como titular do Grêmio. O goleiro jogou os dois jogos que antecederam as finais e mais um, pela última rodada do Brasileiro.

No ano seguinte, Léo Jardim disputou nove partidas, mas acabou perdendo espaço no banco de reservas para Paulo Victor. O titular era Marcelo Grohe, dono absoluto da posição. Sem perspectiva de jogar, o goleiro rumou para Portugal para defender o Rio Ave.

Destaque em Portugal

No clube português Léo Jardim teve sequência e disputou 38 jogos na temporada 2018/19. As atuações de destaque despertaram a atenção do Lille, da França, que o comprou por 6 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões na cotação da época).

No primeiro ano no Lille (2019/20), Léo Jardim foi reserva e disputou apenas quatro jogos. Na temporada seguinte foi emprestado ao Boavista, de Portugal, e mais uma vez brilhou em terras lusitanas. Passou 9 dos 35 jogos sem sofrer gols e em 12 pênaltis contra ele, seis não entraram.

Titular e título contra o PSG

A temporada de destaque pelo Boavista o fez retornar com moral para o Lille e logo no primeiro jogo uma verdadeira pedreira, o PSG, pela decisão da Supercopa da França. Com uma atuação segura, Léo Jardim fez grandes defesas para garantir a vitória por 1 a 0 e o título. O goleiro terminou a temporada anterior e começou a atual como titular, mas acabou perdendo a posição para o francês Lucas Chevalier.

Inspiração

Com o retorno ao futebol brasileiro, Léo Jardim pode repetir os passos de dois grandes goleiros criados no Grêmio, Fernando Prass e Cássio. Ambos não tiveram espaço no Imortal, rumaram para a Europa e voltaram como desconhecidos, mas alcançaram a idolatria dos torcedores. Prass pelo próprio Vasco e Palmeiras, e Cássio pelo Corinthians.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    2 grandes goleiros a solução e fácil pra não debochar um ou outro par

Comente

Veja também
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Vasco procura novo técnico; veja opções livres no mercado

Rafael Paiva não seguirá no comando do Vasco e a diretoria já está em busca de um novo técnico para a temporada de 2025.

Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Sair da versão mobile