Historiador do Vasco representa o Centro de Memória do Clube em seminário

Walmer Peres Santana, Historiador do Vasco da Gama, representou o Centro de Memória do Clube em seminário na sede na FGV.

Nessa última quinta-feira (21/11), os representantes dos Centros de Memória dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense) participaram de um importante seminário realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (Botafogo, RJ). Intitulado “Os Centros de Memória do futebol carioca: desafios para a organização dos arquivos do Botafogo de Futebol e Regatas, Club de Regatas do Flamengo, Club de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Football Club”, o evento buscou debater os potenciais e limites da organização de arquivos dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro.

O encontro foi organizado pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP), coordenado pelo Professor Bernardo Buarque de Hollanda, e pela Coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC), administrada pela Professora Carolina Gonçalves Alves. Após o seminário, todos foram convidados a realizar uma visita técnica na Casa Acervo CPDOC, referência nacional na preservação de acervo.

O Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama esteve representado pelo Historiador do Clube, Professor Walmer Peres Santana. O profissional, que está há dez anos no Gigante da Colina, falou sobre a importância da participação do Clube no evento.

– No que se refere a preservação de acervo em clubes esportivos, o nosso Vasco é protagonista. O Vasco possui o maior acervo histórico digitalizado de um clube esportivo no mundo. Essa marca expressiva foi alcançada com muito trabalho, tanto da equipe técnica, quanto dos dirigentes do Centro de Memória – disse Walmer Santana, que também falou um pouco do que foi apresentado pelo Clube na FGV.

– No seminário procuramos demonstrar o antigo cenário de guarda do acervo do Centro de Memória, em péssimo estado, e todas as melhorias realizadas com o início do nosso trabalho, além das expectativas para o futuro. Notadamente, o Museu do Vasco se insere nessa questão.

O Centro de Memória do Vasco é responsável pela gestão do acervo histórico do Clube, administração do Salão de Troféus e implantação e coordenação do Tour pela Colina Histórica. Essa importante divisão pertence ao Departamento de Relações Especializadas, cuja pasta é administrada pelo Vice-Presidente João Ernesto da Costa Ferreira, auxiliado pelo Diretor do Centro de Memória, Professor Adílio Jorge Marques, e pelo Diretor de Museu, Fernando Lopes.

Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.

Evangelos Marinakis já acertou compra de parte da SAF do Vasco

Bilionário grego já fez um acordo com a A-Cap, seguradora dona de 31% do futebol Vasco da Gama, pelo valor total de R$ 300 milhões.

Vasco inicia conversa com Tchê Tchê, que está de saída do Botafogo

Vasco da Gama já mira a contratação do volante Tchê Tchê, cujo contrato com o Botafogo se encerra no fim deste ano.

Sair da versão mobile