Havan no Flamengo e permutas no Vasco; a realidade em torno dos patrocínios
Uma crítica em torno dos questionamentos sobre os valores pagos ao Vasco da Gama e ao Flamengo pela Havan.
O patrocínio da Havan ao Flamengo trouxe à tona o suposto valor que a empresa de Luciano Hang paga ao Vasco da Gama. Se fosse a um time de bairro ninguém faria comparações, mas, a Havan tem seu nome na camisa do VASCO. Essa façanha é gigante, porém, tá em conta, bem fácil de conseguir, por alguns motivos conforme exposto a seguir.
Fácil, por quê?
Porque basta se cogitar uma marca e a vascarente logo faz a sua parte levando o nome ao topo nas redes sociais. Não é qualquer torcida que tem esse poder, portanto, fica o elogio. Daí, o discurso é conhecido: “A força da torcida fez essa parceria nascer e estamos felizes, blá, blá, bla.” Não por acaso, alguns investimentos de parceiros no Vasco dependem de contrapartida da torcida.
Fácil também porque …
Sem dinheiro para pagar continhas básicas, qualquer adiantamento já alivia o hoje, e esses adiantamentos costumam acontecer, né isso?. Quem tem o dinheiro nas mãos, barganha da forma que lhe convém. Agora, até permuta está sendo feita. A Gold Fire, por exemplo, tem seu nome estampando nos calções dos jogadores do Vasco a troco de serviços de segurança e prevenção contra incêndios. Tá fácil, não? Indubitavelmente, a exposição de uma marca no uniforme do Vasco, em qualquer campeonato, deveria valer mais que serviços e manutenção em qualquer setor do Clube.
Valor dos patrocínios
Mas o valor dos patrocínios, nunca é revelado, fato que a torcida tem de aceitar, assim como o tal discurso contraditório da transparência. Se os valores fossem atraentes, ecoariam aos quatro cantos, como é feito quando se usa um montante doado e atrair mais doações.
Enfim, como reclamar não adianta…
É só seguir fazendo Pix. Como a grandeza do Vasco parece não ser suficiente para atrair investimentos decentes ou patrocínios condizentes com o que essa torcida gigante representa, não nos resta nada mais que aceitar.
Enquanto isso, o Flamengo passará a jogar de vestidos para comportar tantas empresas interessadas em vincular suas marcas a eles. Essa comparação parece ser descabida, mas pense: O Flamengo tem time e atrai patrocínios. Será que se juntássemos um time decente ao engajamento do torcedor, que é infinitamente superior ao de lá, não reverteríamos esse quadro?
O tal time decente é prometido há muito tempo, mas, há muito tempo, também, ninguém tem competência para montá-lo. E, realmente, parece estar cada dia mais distante.
Enquanto não acordarem para esta realidade seguiremos humilhados com rebaixamentos, vexames administrativos, processos por não pagamentos de dívidas, fatos que a cada dia mancham o nome VASCO no cenário do futebol brasileiro.
A gestão de Jorge Salgado diz estar fazendo o necessário para reerguer o Clube, ou seja, que está no caminho. Vamos ver se caminho será sinônimo de rumo, nesta caduca política de austeridade.
O tempo nos dirá. A questão é: temos muito tempo para esperar?
o Vasco esta no caminho certo para virar um BANGU
Infelizmente o que se salva nisso tudo de bom é esta torcida maravilhosa do vasco da Gama, e vai ser assim caso os dirigentes do vasco não mude e pensamento, não adianta ninguém vir aqui e falar que só fake pu robô escrevem,esses que estão na presidência do vasco da Gama só têm falácia. SV
Cheio de contradições sua “critica”. A principal: como montar time bom se não tem dinheiro nem para pagar salario? Isso exige muitos milhoes, e mesmo com torcida engajada isso só renderia poucos milhoes, ou seja, afundaria ainda mais no buraco que ja estamos.
É muito PIX pra fazer
Falou, falou e não disse nada. Monta um time decente antes de chegar o dinheiro, que quando chegar esse tal dinheiro do patrocínio, não conseguirá pagar a dívida acumulada com os jogadores do time decente. E o pior, se esse time decente não ganhar nem um título de expressão, voltamos à estaca zero, rebaixados e endividados, com estamos agora. Sem planejamento não se consegue nada.
O nosso momento e triste,mas vamos torcer e esperar que algumas mentes iluminadas salve o vascão