Há 87 anos Vasco conquistava seu primeiro título invicto

O Vasco venceu seu primeiro Campeonato Carioca invicto há 87 anos ao vencer o Bonsucesso por 1 a 0.

O Vasco venceu seu primeiro Campeonato Carioca invicto há 87 anos ao vencer o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Ceci. A competição, contudo, não contou com América, Botafogo, Flamengo e Fluminense, pois eles fundaram a AMEA por não aceitarem os jogadores negros e operários cruzmaltinos.

Isso ocorreu porque os times não queriam que o Vasco, atual campeão em sua primeira participação na elite carioca, participasse do campeonato, valendo-se de argumentos fracos para esconder o preconceito com os jogadores negros e operários do Cruz-Maltino.

Primeiro, quiseram impor aos clubes pequenos uma “investigação das posições sociais” de seus atletas para saberem se eles eram considerados profissionais ou não (na época o futebol era praticado de forma amadora). Os que não soubessem assinar a súmula também estariam fora do torneio.

Com suas propostas recusadas, fundaram uma liga alternativa a Associação Metropolitana de Esportes Amadores. O Gigante da Colina então buscou entrar para a AMEA, mas seu ingresso foi recusado com a alegação do clube não possuir um estádio próprio.

A AMEA, porém, apresentou ao Vasco uma lista com doze jogadores, considerados de profissões duvidosas, que caso fossem retirados do elenco, seria aceita a sua filiação. Não por coincidência, eram todos negros.

Foi então que o Cruz-Maltino escreveu um dos seus mais belos capítulos: A Resposta Histórica. José Augusto Prestes, então presidente do clube, mostrou total indignação à discriminação racial e o Gigante da Colina disputou a Liga Metropolitana com os outros clubes que não foram aceitos pela AMEA, conquistando o campeonato de forma invicta.

Trecho da Resposta Histórica:

“Estamos certos de que Vossa Excelência será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923 (…) Nestes termos, sentimos ter de comunicar a Vossa Excelência que desistimos de fazer parte da AMEA”.

Fonte: site oficial

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Sair da versão mobile