Há 87 anos Vasco conquistava seu primeiro título invicto

O Vasco venceu seu primeiro Campeonato Carioca invicto há 87 anos ao vencer o Bonsucesso por 1 a 0.

O Vasco venceu seu primeiro Campeonato Carioca invicto há 87 anos ao vencer o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Ceci. A competição, contudo, não contou com América, Botafogo, Flamengo e Fluminense, pois eles fundaram a AMEA por não aceitarem os jogadores negros e operários cruzmaltinos.

Isso ocorreu porque os times não queriam que o Vasco, atual campeão em sua primeira participação na elite carioca, participasse do campeonato, valendo-se de argumentos fracos para esconder o preconceito com os jogadores negros e operários do Cruz-Maltino.

Primeiro, quiseram impor aos clubes pequenos uma “investigação das posições sociais” de seus atletas para saberem se eles eram considerados profissionais ou não (na época o futebol era praticado de forma amadora). Os que não soubessem assinar a súmula também estariam fora do torneio.

Com suas propostas recusadas, fundaram uma liga alternativa a Associação Metropolitana de Esportes Amadores. O Gigante da Colina então buscou entrar para a AMEA, mas seu ingresso foi recusado com a alegação do clube não possuir um estádio próprio.

A AMEA, porém, apresentou ao Vasco uma lista com doze jogadores, considerados de profissões duvidosas, que caso fossem retirados do elenco, seria aceita a sua filiação. Não por coincidência, eram todos negros.

Foi então que o Cruz-Maltino escreveu um dos seus mais belos capítulos: A Resposta Histórica. José Augusto Prestes, então presidente do clube, mostrou total indignação à discriminação racial e o Gigante da Colina disputou a Liga Metropolitana com os outros clubes que não foram aceitos pela AMEA, conquistando o campeonato de forma invicta.

Trecho da Resposta Histórica:

“Estamos certos de que Vossa Excelência será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à AMEA, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923 (…) Nestes termos, sentimos ter de comunicar a Vossa Excelência que desistimos de fazer parte da AMEA”.

Fonte: site oficial

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
João Victor em jogo contra o Vitória
João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma comemorando gol contra o Athletico-PR
Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Eduardo Paes com bandeira do Vasco
Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Fernando Lima, o Zé Colmeia
Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.