Há 64 anos o Vasco conquistava o Sulamericano de Clubes Campeões

Há 64 anos o Vasco conquistava o primeiro título internacional disputado no exterior por um clube de futebol brasileiro.

Há 64 anos o Vasco da Gama conquistava o primeiro título internacional disputado no exterior por um clube de futebol brasileiro, incluindo-se a Seleção Brasileira: Campeão Sulamericano de Clubes Campeões, disputado no Chile em 1948.

A façanha do Expresso da Vitória tornou o clube conhecido internacionalmente e fez com que vários clubes e entidades europeias convidassem o Vasco da Gama para disputar vários torneios no velho continente.

O chamado Expresso da Vitória, como era conhecido o time cruzmaltino, vinha dando várias demonstrações de superioridade, vencendo campeonatos e torneios de forma invicta e por esse motivo foi convidado para participar do I Campeonato Sulamericano de Clubes Campeões, que inspirou a criação pela Conmebol da Taça Libertadores da América, com todos os demais participantes sendo campeões nacionais.

Nacional (URU), Colo-Colo (CHI), River Plate (ARG), Emelec (QUE), Municipal (PER), e El Litoral (BOL), todos campeões nacionais e o Vasco da Gama que indiscutivelmente era a melhor equipe brasileira à época.

A CAMPANHA

A partida de estreia foi contra o El Litoral com vitória vascaína por 2 a 1, em 14 de fevereiro, com gols de Lelé. Em 18 de fevereiro nova vitória, dessa vez contra o Nacional pelo placar de 4 a 1, marcando os gols Ademir, Danilo, Maneca e Friaça. Na partida contra o Municipal, nova goleada, agora por 4 a 0, com gols marcados por Lelé, Friaça (2), e Ismael, em 25 de fevereiro. O Emelec perdeu para o Vasco por 1 a 0, com o gol marcado por Ismael em 28 de fevereiro. Logo em 08 de março, o Vasco entrava em campo novamente e empatava sua primeira partida pelo placar de 1 a 1, com Friaça marcando o gol cruzmaltino.

A FINAL

O Vasco da Gama chegou de forma invicta a final do campeonato, com a vantagem do empate sobre o temido River Plate de Di Stéfano, que era apelidado pela imprensa portenha como “La Maquina” e vinha de vitórias arrasadoras no campeonato nacional.

A final foi no dia 14 de março e foi marcada por muitas emoções até o apito final do juiz. O VASCO DA GAMA abre o placar, mas o juiz, que era visivelmente tendencioso, anula o gol marcado por Chico. No segundo tempo da partida foi marcado um pênalti(1) contra o VASCO DA GAMA, mas, então, brilha a estrela de Barbosa, o goleiro vascaíno tem a frente um dos maiores jogadores da história do futebol argentino, Labruña se prepara para cobrar o pênalti, o estádio fica em silêncio, como se não pudesse respirar. Labruña chuta e Barbosa defende. Garantimos o empate de 0 a 0 e o título de CAMPEÃO SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES.

A competição inspirou a UEFA na criação da Champions League, além de muitos torneios e campeonatos criados na Europa para medir forças entre equipes Sulamericanas e Européias.

A Conquista do campeonato foi reconhecida pela Conmebol em 1996, após investida do então Vice-presidente de futebol do clube, Eurico Miranda, tendo sido considerado como o precursor da Copa Libertadores, motivo pelo qual o clube disputou, em 1997, a Supercopa dos Campeões da Libertadores, torneio extinto pela entidade.

blog paixão da gama

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.

Vasco tem aumento no número de sócios; veja ranking

O Vasco da Gama saiu de 45 mil adimplentes para 62.153 de acordo com a última atualização na quinta-feira.

Vasco oferece Léo ao Athletico-PR para ter Cuello

A negociação entre Vasco da Gama e Athletico-PR por Cuello envolve o zagueiro Léo, mas dívida por Hugo Moura é entrave.

Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Sair da versão mobile