Há 25 anos, Vasco vencia o Manchester United; relembre gols e curiosidades da vitória
O Vasco da Gama venceu o Manchester United na fase de grupos do Mundial de Clubes de 2000 por 3x1.
Uma das principais músicas de torcida do Manchester United é a “United Rule”, criada no início do século XXI. Nela, os “Red Devils” xingam os seus maiores desafetos. Os principais alvos citados são os ingleses Liverpool, Arsenal e Manchester City, os espanhóis Barcelona, Real Madrid e La Coruña, o alemão Bayern de Munique e um único time fora da Europa: o Vasco da Gama.
A vitória por 3 a 1 do Vasco sobre o Manchester United na fase de grupos do Mundial de Clubes de 2000 traumatizou os ingleses, que lembram do clube carioca até hoje quando cantam a tradicional música. Nesta quarta-feira, faz 25 anos que Romário e Edmundo passearam em pleno Maracanã contra Stam, Scholes, Giggs, Roy Keane, os irmãos Neville e companhia.
No aniversário da vitória emblemática, o ge recorda declarações de jogadores envolvidos naquela partida, fotos e curiosidades.
“A experiência mais triste da minha carreira”
A frase acima é de Gary Neville, ídolo do Manchester United. O ex-lateral inglês talvez seja o jogador que mais se abalou com aquela partida. Em 2013, quando era auxiliar da seleção da Inglaterra, Neville revisitou o Maracanã para enfrentar o Brasil na reabertura do estádio, mas não conseguiu esquecer a derrota para o Vasco.
— Estava tentando me esquecer da minha última vez aqui jogando no Maracanã (risos). Foi provavelmente a experiência mais triste da minha carreira. Dois grandes jogadores como Edmundo e Romário, não são bons nomes para jogar contra. Foi muito difícil. Eu lembro de sofrer quase seis meses em razão do Mundial porque eu falhei. Mas também foi uma lição. Foi difícil jogar no calor do verão brasileiro. Lembro que jogamos após o meio-dia, estava muito quente. Para jogadores ingleses isso é muito complicado. Mas ficou como lição – afirmou Neville, em 2013.
Em 2022, Gary Neville, em entrevista à “BBC Radio”, disse que precisou de ajuda psicológica em 2000 depois das falhas contra o Vasco e da Eurocopa que fez com a camisa da Inglaterra.
— Eu dei dois gols contra o Vasco no Mundial de Clubes no início dos anos 2000. Seis meses depois, eu tive um torneio (Eurocopa) horrível com a Inglaterra na Bélgica e Holanda. Minha dor durou cerca de oito meses. Estava mal, sem confiança, não queria a bola. Eu procurei um psicólogo para me ajudar nesse momento.
Neville deu duas verdadeiras assistências nos dois primeiros gols do Vasco. Aos 24 minutos, recuou errado para Bosnich, Edmundo ficou com a bola e rolou para Romário abrir o placar. Pouco tempo depois, em mais um recuo errado de Neville para Bosnich, Romário saiu cara a cara com o goleiro, driblou e fez o segundo para incendiar o Maracanã. O terceiro gol, de Edmundo, foi uma pintura – mas nesse pelo menos Neville não teve culpa.
“Fiasco da Gama”
Irmão de Gary, Phil Neville não deixou o familiar esquecer daquela partida. O também ex-jogador do Manchester United em 2023 enfrentou o Vasco como técnico do Inter Miami em um torneio de pré-temporada. Ele disse que provavelmente foi a pior partida do irmão pelo clube inglês e revelou que Gary Neville ganhou o apelido de “Fiasco da Gama”.
— Eu tenho memórias incríveis daquele jogo contra o Vasco. Nós jogamos contra o Vasco e no Maracanã, um dos estádios mais famosos do mundo. Os torcedores levando o estádio abaixo, eles faziam tudo tremer, foi uma experiência incrível. Também jogar contra alguns dos melhores atacantes, como Romário e Edmundo. É engraçado porque meu irmão provavelmente teve um dos seus piores jogos pelo Manchester United. Eu acho que ele entregou os três gols. Nós o chamamos de “Fiasco da Gama”, porque foi um fiasco a atuação dele. Quando esse amistoso foi anunciado, eu falei para o meu irmão: “Ainda bem que você não vai jogar esse jogo” — em entrevista antes de Vasco e Inter Miami ao repórter Tiago Brandão.
Menosprezo de Ferguson
Em entrevista à ESPN Brasil, Mark Bosnich, goleiro do United naquela partida, disse que o lendário Sir Alex Ferguson, treinador do clube inglês na ocasião, menosprezou Edmundo e Romário antes do jogo.
— Antes da partida, lembro do Ferguson falar na preleção: “Vamos jogar com uma linha de marcação alta, porque o Romário e o Edmundo já não são mais tão rápidos como eram”. Depois de um 20 segundos de jogo, nós vimos que isso não era verdade (risos) — brincou Bosnich.
E estava longe de ser verdade. O golaço de Edmundo, com drible humilhante em Silvestre, provou que Ferguson não estava certo.
— Dá para falar também que o gol do Edmundo talvez foi o mais bonito que já levei. Nunca é bom perder, mas ficam algumas boas memórias, sim — disse Bosnich, à ESPN.
Elogios de Maradona
Em 2023, a Fifa, em seu site oficial, colocou o gol de Edmundo contra o Manchester United entre os maiores momentos da história do Mundial de Clubes. A entidade relembrou uma frase de Diego Maradona, um dos maiores da história, sobre o gol vascaíno.
— Me encanta esse gol. Foi uma genialidade que apenas alguns poucos jogadores de cada geração tiveram a habilidade de realizar, e apenas alguns poucos jogadores na história tiveram a imaginação de pensar.
Beckham, suspenso, não jogou
Depois de ser expulso contra o Necaxa, do México, David Beckham não atuou pelo Manchester United na partida pelo Mundial de Clubes. O astro inglês acompanhou a derrota sentado em uma cadeira de plástico à beira do campo.
Primeiro tempo avassalador
O Vasco abriu 3 a 0 nos primeiros 45 minutos do jogo. Com dois gols de Romário e o golaço de Edmundo, o clube carioca atropelou o Manchester United no primeiro tempo e só administrou a vantagem na etapa final, quando Butt descontou no fim. O Vasco se classificou para a final do Mundial de Clubes, mas foi derrotado pelo Corinthians na decisão, nos pênaltis.
Torcida rival pouco adiantou
Rivais dos vascaínos, os flamenguistas fizeram torcida no Maracanã para os ingleses. FlaManchester, Urubu/Manchester… alguns movimentos foram criados para dar suporte aos torcedores e ao time do Manchester United, mas nada adiantou, para a alegria dos torcedores do Vasco, que também zoaram os rivais cariocas após a grande vitória.
Veja melhores momentos
Ficha do jogo
Vasco: Hélton; Jorginho (Paulo Miranda), Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe, Juninho Pernambucano (Alex Oliveira) e Ramon (Nasa); Edmundo e Romário. Técnico: Antônio Lopes.
Manchester United: Bosnich; Gary Neville, Stam (Jordi Cruyff), Silvestre e Irwin; Keane, Butt, Philip Neville e Giggs (Fortune); Solskjaer (Sheringham) e Yorke. Técnico: Alex Ferguson.
Fonte: Globo Esporte