Há 24 anos, Vasco era bicampeão estadual com gosto de Cocada

Nesta sexta-feira, completam-se 24 anos da conquista do bicampeão Carioca do Vascão, que venceu a o Flamengo por 1 a 0.

Nesta sexta-feira (22), completam-se 24 anos da conquista do bicampeão Carioca do Vascão, que venceu a o Flamengo por 1 a 0 na decisão com um gosto especial de Cocada, pois o título ficou marcado na história cruzmaltina por causa de um personagem com o mesmo apelido do doce que entrou no almanaque do clube.

O Gigante da Colina havia vencido a primeira partida da final por 2 a 1, gols de Bismarck e Romário. Assim, a equipe de São Januário entrou no gramado do Maracanã na noite do dia 22/06 com uma vantagem sobre o rival, que precisava de uma vitória para forçar o terceiro jogo.

O Vasco vinha com o plano de explorar essa vantagem ao segurar o Flamengo na defesa para sair em um contra-ataque rápido, matando a decisão. Durante a primeira etapa, Vivinho e Geovani sentiram uma contusão, mas continuaram em campo, enquanto o Flamengo pressionava desesperado, o time vascaíno.

No segundo tempo, o nervosismo flamenguista aumentava conforme passava o tempo, atrapalhando os seus ataques. O placar de 0 a 0 se arrastava até o final da partida com a torcida vascaína comemorando o possível título. Foi quando, aos 41 minutos, o técnico cruzmaltino, Sebastião Lazaroni, decidiu colocar em campo o lateral-direito Luiz Edmundo Lucas Corrêa; o Cocada.

Aos 44 minutos, aconteceu o lance que marcaria o lateral na história do Vascão. Bismark roubou a bola no meio de campo e tocou para Cocada, ainda no seu campo defensivo. O jogador arrancou por cerca de 7 segundos quando chegou na entrada da área adversária, cortou para dentro e soltou uma bomba de canhota, no ângulo, sem chances para o goleiro Zé Carlos. Um golaço que selava o bicampeonato para o Gigante da Colina.

Em sua comemoração, Cocada saiu correndo girando a sua camisa com tanta euforia que acabou sendo expulso de campo pelo árbitro. Antes de terminar a decisão, Romário e Renato Gaucho se desentenderam, acarretando no cartão vermelho para ambos.

Após o apito final, em meio à comemoração do título, Cocada concedeu uma entrevista, dizendo que na história do clube: “ vai estar escrito, daqui a 20 anos, que o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato. Com um gol de Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e foi expulso aos 46. É um marco histórico para qualquer jogador”. Passados mais de 20 anos, Cocada ainda continua a ser uma lembrança doce para os vascaínos.

site oficial do vasco

Comente

Veja também
Vegetti e os pais de Aylla Vegetti
Vegetti conhece Ayla Vegetti e brinca com situação de vascaíno: ‘Tenho que salvar o casamento’

O Vasco da Gama promoveu o encontro entre Vegetti e o torcedor Leonardo Candreva, que deu seu nome à filha.

Paulinho, lateral-direito do Vasco
Lateral da base pode ser novidade no Vasco contra o São Paulo

O lateral-direito Paulinho vem treinando com o time profissional e pode ganhar uma oportunidade no Vasco contra o São Paulo.

Paulinho em treino do Vasco
Paulinho realiza 1º treino com elenco do Vasco após lesão

O meia Paulinho participou do treino desta segunda-feira com os companheiros, mas ainda não há previsão de retorno.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vascaínos opinam sobre estratégia de Rafael Paiva para jogo decisivo do Vasco

Em enquete, mais de 60% da torcida do Vasco da Gama acha que Rafael Paiva deve escalar força máxima contra o São Paulo.

Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória
Vasco anuncia nova carga de ingressos para o jogo contra o Atlético-MG

Após a torcida esgotar ingressos em menos de três horas, Vasco da Gama anuncia nova carga para o duelo com o Atlético-MG.