Há 117 anos, Vasco elegia seu 1ºpresidente negro da história
O Vasco da Gama destacou a data nas redes sociais, citando os primeiros títulos no remo e a reeleição de Cândido José de Araújo em 1905.
Este sábado (07) é uma data muito especial para o Vasco da Gama. Há exatamente 117 anos, o Gigante, pioneiro na luta contra o racismo, elegia Cândido José de Araújo o primeiro presidente negro da história.
Mais precisamente, aconteceu em 7 de agosto de 1904. A data para lá de especial não passou em branco para o Gigante, que publicou sobre nas redes sociais, com destaque para que “Candinho” foi o primeiro negro a comandar um clube no Rio de Janeiro.
– Há 117 anos, o Vasco Da Gama elegia Cândido José de Araújo, o primeiro presidente negro de um clube esportivo no Rio de Janeiro. E Reeleito em 1905. Sob seu comando, o Vasco conquistou seus primeiros Campeonatos de Remo do Rio de Janeiro em 1905 e 1906.
Há 117 anos, o Vasco Da Gama elegia Cândido José de Araújo, o primeiro presidente negro de um clube esportivo no Rio de Janeiro. E Reeleito em 1905.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 7, 2021
Sob seu comando, o Vasco conquistou seus primeiros Campeonatos de Remo do Rio de Janeiro em 1905 e 1906. #VascoDaGama pic.twitter.com/65TrzjeYBi
É histórico que, antes mesmo da resposta histórica, em 1923, o Gigante já lutava contra o racismo e clamava pela igualdade. É muito representativo o Clube ter um presidente negro menos de 20 anos depois da libertação dos escravos, o que era impensável em muitas esferas da sociedade na época.