Guarani x Vasco chegou a ser suspenso na Arena Amazônia por desequilíbrio técnico

Confederação Brasileira de Futebol vetou o jogo, em um primeiro momento, mas depois acatou o pedido do prórprio Guarani, mandante da partida.

Arena da Amazônia, situada em Manaus
Arena da Amazônia, situada em Manaus (Foto: Mauro Neto/Faar)

O Vasco estará tão em casa na Arena da Amazônia que a própria CBF, ao receber o pedido do Guarani para transferir a partida de quinta-feira, do Brinco de Ouro, em Campinas, para o estádio em Manaus, o indeferiu. Em ofício do dia 6, recorreu ao Regulamento Geral de Competições, e ao regulamento específico da Série B, no trecho que diz que a mudança não pode ocorrer caso ela beneficie o time visitante. Depois da insistência do clube paulista, ignorou a própria regulamentação e permitiu que o o jogo acontecesse na capital do Amazonas.

A previsão é de estádio cheio. Será o sétimo jogo oficial do Vasco na Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo de 2014. De lá para cá, foram seis partidas do cruz-maltino no estádio, com três vitórias e três empates. Cinco das seis com público superior a 25 mil pessoas, sinal da numerosa torcida vascaína na região.

A mudança veio a calhar, para os envolvidos. O Guarani alegou que o gramado do Brinco de Ouro não está em condições de receber a partida e aproveitou para vender a partida para empresa promotora de eventos em Manaus. O regulamento da Série B, no artigo 20, diz que a mudança do local da partida não deve acontecer caso ocorra “prevalência do interesse econômico particular do clube, em detrimento dos aspectos técnicos da competição” e também “prejuízo da presença dos torcedores do clube mandante no estádio escolhido”.

Procurada pela reportagem e questionada do motivo que voltou atrás e autorizou a mudança do jogo para Manaus, a CBF respondeu que “após o indeferimento do pedido por parte da Diretoria de Competições (DCO), o Guarani Futebol Clube, mandante da partida, solicitou uma reconsideração da decisão, detalhando suas razões para a mudança de local do jogo, em decorrência da reforma do gramado do seu estádio, bem como reiterando a aprovação e concordância expressa de todas as partes envolvidas. Diante disso, a DCO acolheu as explicações apresentadas pelo Guarani e, usando de sua prerrogativa como organizadora da competição, deferiu o pedido de alteração do local do jogo”.

Sport e Bahia protestam

A mudança não passou sem ser notada por outras equipes da Série B. Na terça-feira, as diretorias de Bahia e Sport assinaram ofício conjunto reclamando da realização da partida em Manaus.

Os dois clubes alegaram os pontos referentes ao Regulamento Geral de Competições da CBF e ao regulamento específico da Série B. Terminaram o ofício afirmando que “requerem que seja revista a decisão de deferimento da mudança do local da partida sob pena de irremediável mácula na disputa da competição”.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile