Guarani x Vasco chegou a ser suspenso na Arena Amazônia por desequilíbrio técnico

Confederação Brasileira de Futebol vetou o jogo, em um primeiro momento, mas depois acatou o pedido do prórprio Guarani, mandante da partida.

Arena da Amazônia, situada em Manaus
Arena da Amazônia, situada em Manaus (Foto: Mauro Neto/Faar)

O Vasco estará tão em casa na Arena da Amazônia que a própria CBF, ao receber o pedido do Guarani para transferir a partida de quinta-feira, do Brinco de Ouro, em Campinas, para o estádio em Manaus, o indeferiu. Em ofício do dia 6, recorreu ao Regulamento Geral de Competições, e ao regulamento específico da Série B, no trecho que diz que a mudança não pode ocorrer caso ela beneficie o time visitante. Depois da insistência do clube paulista, ignorou a própria regulamentação e permitiu que o o jogo acontecesse na capital do Amazonas.

A previsão é de estádio cheio. Será o sétimo jogo oficial do Vasco na Arena da Amazônia, construída para a Copa do Mundo de 2014. De lá para cá, foram seis partidas do cruz-maltino no estádio, com três vitórias e três empates. Cinco das seis com público superior a 25 mil pessoas, sinal da numerosa torcida vascaína na região.

A mudança veio a calhar, para os envolvidos. O Guarani alegou que o gramado do Brinco de Ouro não está em condições de receber a partida e aproveitou para vender a partida para empresa promotora de eventos em Manaus. O regulamento da Série B, no artigo 20, diz que a mudança do local da partida não deve acontecer caso ocorra “prevalência do interesse econômico particular do clube, em detrimento dos aspectos técnicos da competição” e também “prejuízo da presença dos torcedores do clube mandante no estádio escolhido”.

Procurada pela reportagem e questionada do motivo que voltou atrás e autorizou a mudança do jogo para Manaus, a CBF respondeu que “após o indeferimento do pedido por parte da Diretoria de Competições (DCO), o Guarani Futebol Clube, mandante da partida, solicitou uma reconsideração da decisão, detalhando suas razões para a mudança de local do jogo, em decorrência da reforma do gramado do seu estádio, bem como reiterando a aprovação e concordância expressa de todas as partes envolvidas. Diante disso, a DCO acolheu as explicações apresentadas pelo Guarani e, usando de sua prerrogativa como organizadora da competição, deferiu o pedido de alteração do local do jogo”.

Sport e Bahia protestam

A mudança não passou sem ser notada por outras equipes da Série B. Na terça-feira, as diretorias de Bahia e Sport assinaram ofício conjunto reclamando da realização da partida em Manaus.

Os dois clubes alegaram os pontos referentes ao Regulamento Geral de Competições da CBF e ao regulamento específico da Série B. Terminaram o ofício afirmando que “requerem que seja revista a decisão de deferimento da mudança do local da partida sob pena de irremediável mácula na disputa da competição”.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.