‘Grupo Toque de Arte’ cria música que enaltece o Vasco

A música “Paixão Vascaína”, do grupo de samba Toque de Arte, representa bem a história dos 85 anos do estádio vascaíno e os 113 anos do Vasco.

“São Januário é o nosso caldeirão. Isso é torcida, isso é nação. É o expresso da bola, ah, que forte cenário”. Lançada em julho de 2011, no último evento de reeleição do presidente Roberto Dinamite, a música “Paixão Vascaína”, do grupo de samba Toque de Arte, representa bem a história dos 85 anos do estádio vascaíno e os 113 anos do Vasco.

A canção do quarteto Toque de Arte, formado por Marcelo Eloi, Fernando Regis, Marcelo China e Marcio Costa, cita os grandes ídolos cruz-maltinos, enaltece o estádio e as conquistas do clube. Um dos compositores, o vocalista Marcelo Eloi, explicou o processo de elaboração da letra, criada em um mês.

– Criamos a música com a intenção de enaltecer a história do Vasco. Fiz uma melodia com dois refrões, uma falando do Vasco que São Januário é o nosso caldeirão porque a história de São Januário é muito bela e é um dos poucos estádios representativos, que faz seu mando de campo. O segundo refrão é que a torcida do Vasco é a nossa nação. E ficou definido desde o início que seria samba e pensamos em não colocar nada corrido. Pensamos em colocar um samba que pudesse ser cantado pela maioria. E tudo o que falamos na letra da música é a mais pura verdade – explicou.

Apesar do grupo fazer apresentações para o público em geral, a “Paixão Vascaína” está sempre presente no repertório dos show, inclusive, a música é elogiada por torcedores de outros times.

– É muito difícil você vincular uma música a um clube porque trabalhamos com o público. Mas a liberdade poética nos fez crer que isso passaria em branco e hoje em dia, flamenguistas, botafoguenses, todas as pessoas que curtem o Toque de Arte, gostam da música. Todos os torcedores estão gostando e isso nos alegra – comentou Marcelo Eloi.

Há 12 anos com a mesma formação, o grupo Toque de Arte é um dos percussores do samba na Lapa, no Rio de Janeiro. O quarteto conquista as pessoas com a diversificação nas músicas, com samba, chorinho, samba-enredo e regravações de pop. Para Marcelo Eloi, que também é engenheiro, a paixão pelo samba nasceu no vestiário há 25 anos, já que ele foi jogador de futebol profissional. O vascaíno teve passagens pelo Atlético-MG, no América-RJ, Vasco e chegou a treinar no Flamengo.

– Estive em transação com o Flamengo em 1993 e treinei durante seis no clube. Acabou que teve um problema com meu contrato e não me senti bem para continuar. Sempre fui vascaíno, mas fui profissional, embora sempre tenha me sentido constrangido de estar lá. Ainda bem que não fiquei no Flamengo – comemora.

A carreira no futebol faz parte do passado, mas o amor pelo Vasco sempre vai continuar. Músico com muita honra e alegria, Marcelo Eloi, pouco tem aparecido em São Januário, em virtude da agenda profissional, no entanto, não deixa de acompanhar o time comandado por Cristovão Borges. Marcelo acredita que o Gigante da Colina vai longe na Copa Libertadores.

– A história foi construída do jeito que tinha que ser. Sempre me doei muito como jogador e hoje estou me doando muito na música. Mas não sou nenhum jogador frustrado. Continuo acompanhando futebol porque gosto e porque sou vascaíno. Vamos encontrar dificuldades na Libertadores, principalmente na velocidade, mas temos um time muito competitivo. Nosso elenco é muito bom e enxergo talento em todas as posições no time. Temos o melhor zagueiro do Brasil, o melhor lateral e o técnico tem o time na mão. Pela minha visão de vascaíno e ex-atleta, o Vasco tem condições de conquistar a Libertadores – frisou.

Além da competitividade, Marcelo Eloi confia muito no profissionalismo do clube, que começa pelo seu maior ídolo, o presidente Roberto Dinamite.

– Ele é um grande ídolo e uma grande pessoa. Acredito muito no trabalho que está sendo feito, na competitividade e no profissionalismo do clube. Não temos o elenco dos sonhos, mas é o elenco dos sonhos para trabalhar – finalizou o vocalista do Toque de Arte.

Quem quiser saber mais sobre o Toque de Arte, acesse o site www.toquedearte.com.br

Em junho, o quarteto estará lançando o novo DVD, no evento empresarial “Business Fest”, no Citibank Hall, Rio de Janeiro.

Confira a letra da música:

ESSA HISTÓRIA É DE QUEM VIBRA , É DE QUEM AMA
DE QUEM TORCE E DE QUEM CHAMA
DE AMOR “VASCO DA GAMA”
MAIS DE CEM ANOS DE CONQUISTAS E VITÓRIAS ,
DE ORGULHO E DE GLÓRIAS
E DE TANTAS EMOÇÕES
SÃO CORAÇÕES COM A CRUZ DE MALTA TATUADA
NA CADEIRA , ARQUIBANCADA
NA TRIBUNA OU NA GERAL
NA CHUVA E NO SOL
DO REMO AO FUTEBOL
É UM ABRAÇO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
SÃO JANUÁRIO É O NOSSO CALDEIRÃO 
ISSO É TORCIDA , ISSO É NAÇÃO
É O EXPRESSO DA BOLA , AH! QUE FORTE CENÁRIO
JÁ TIVEMOS BARBOSA, BELINI, ADEMIR, EDMUNDO E ROMÁRIO
É FELIPE, É JUNINHO (É GOL!!!), É DINAMITE, É CASACA , “ZACA” , “ZACA”
TOQUE DE ARTE TEM A TURMA DA FUZARCA

 VASCO DA GAMA É PAIXÃO 
VASCO DA GAMA É AMOR
É O VIRA , VIRA , VIRA 
VIROU !

site oficial do Vasco

Comente

Veja também
Lucas Eduardo do Sub-20 do Vasco
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.