Grego interessado no Vasco pode tomar decisão difícil pela Champions
Marinakis terá que se afastar do comando de Nottingham Forest ou Olympiacos, caso time garanta vaga na Champions.

Evangelos Marinakis, empresário que já teve nome ligado ao Vasco, pode ter que tomar uma difícil decisão ao fim da temporada 2024/25. Dono do Olympiacos e do Nottingham Forest, ele viu o time grego se classificar para a próxima Champions League e pode celebrar o mesmo feito com a equipe inglesa. Mas, como a Uefa não permite que haja dois clubes comandados pela mesma pessoa disputando o mesmo torneio, Marinakis precisaria abdicar do trabalho em um deles, caso o Forest garanta sua vaga.
O Nottingham Forest ainda briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, já que ocupa a sétima posição da Premier League, com 62 pontos faltando duas rodadas – e está logo atrás de Chelsea e Manchester City, o quinto colocado, com 65.
Evangelos Marinakis já teria feito as movimentações necessárias caso aconteça essa classificação de seus dois clubes. Segundo a imprensa britânica, no último mês, o grego deixou de ser a “pessoa com controle significativo” sobre o Nottingham Forest.
Marinakis transferiu suas ações do clube inglês para outro fundo. Isso abriria os caminhos para que Olympiacos e Nottingham Forest participassem da Liga dos Campeões sem violar nenhuma regra feita pela Uefa, que administra as três competições continentais de clubes da Europa.
No último fim de semana, no empate do Forest com o Leicester, em casa, Marinakis protagonizou uma cena que chamou atenção. O proprietário do time inglês entrou em campo e discutiu com o técnico Nuno Espírito Santo por conta de Taiwo Awoniyi, que havia sofrido uma lesão abdominal grave e permaneceu em campo.
Marinakis entrando no gramado fazendo reclamações acabou gerando polêmica, já que a conversa entre o empresário foi ríspida com o treinador Nuno Espírito Santo. Porém, também foi levantada a questão se ele teria essa permissão, já que deu um “passo atrás” como proprietário do clube inglês.
Segundo o jornal “The Athletic”, o que foi feito na última partida do Forest não teve irregularidade. Para a próxima temporada, caso suas duas equipes estejam na Liga dos Campeões, o grego não poderá ter essa influência ou controle na administração do Forest.
Porém, ainda há chance desse conflito de interesses não acontecer. Se o Nottingham Forest terminar o Campeonato Inglês com classificação para Liga Europa ou Liga Conferência e, com isso, não haveria nenhum problema na próxima temporada. O conflito só surgirá se o time inglês garantir uma classificação entre os cinco primeiros nos dois jogos restantes.
O Forest volta a campo neste domingo, às 10h15 (de Brasília), contra o West Ham, no estádio Olímpico de Londres.
Fonte: Globo Esporte