Governo do Rio cria comitê para fiscalizar o Maracanã

Com quatro integrantes, o comitê terá a função de monitorar a gestão de Flamengo e Fluminense, e fazer mediação para evitar conflitos.

Estádio do Maracanã, a casa do futebol carioca
Estádio do Maracanã, a casa do futebol carioca

Em decreto publicado no Diário Oficial, o Governo do Rio criou o Comitê de Fiscalização, Gestão e Operação da Permissão de Uso do Complexo do Maracanã. Além de fiscalizar a administração provisória de Flamengo e Fluminense, o objetivo é obter informações sobre a gestão, assim como participar das etapas de planejamento e fazer a mediação para “eliminar conflito entre eventos”.

O comitê será composto por quatro pessoas: Luis Felipe de Moraes Monteiro de Barros será o presidente e terá no grupos Fernando Cunha da Silva, Marcelo José Lopes, Vanessa Fabiane Ferreira.

Na prática, o comitê fiscalizador terá atribuições como criar relatórios sobre o dia a dia da gestão, assim como de custos e despesas operacionais. Também deverá avaliar a necessidade de obras e cobrar a quem tiver a gestão do Maracanã de fazer intervenções e melhorias, caso necessário, ou impedir alterações no projeto.

Também ficará responsável por avaliar os cronogramas de jogos e outros eventos. Assim terá poder para decidir, por exemplo, uma das polêmicas deste ano, quando Vasco teve que ir à Justiça para poder jogar no estádio, após ser impedido por Flamengo e Fluminense, que alegavam a necessidade de poupar o gramado.

Caberá também ao grupo “fixar percentual de ingressos a serem disponibilizados (…) como contrapartida social”. Ou seja, definir quantos ingressos serão destinados de graça ao Estado do Rio.

Há uma semana, o edital de licitação do Maracanã foi lançado, para definir quem fará a gestão do estádio pelos próximos 20 anos. Até o momento, há três grupos interessados (o de Flamengo e Fluminense, o do Vasco e o que gere o Mané Garrincha, em Brasília), que devem enviar suas propostas até 7 de dezembro.

Fonte: O Dia

Comente

Veja também
Jean David deve ser o próximo a deixar o Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Jean David deve rescindir seu contrato com o Vasco da Gama em breve.

Tiros na Cidade de Deus interrompem entrevistas no CT do Vasco

Reportagem da Globo precisa interromper gravação do Media Day do Vasco da Gama após tiroteio perto do CT Moacyr Barbosa.

Roger Flores destaca importância de Léo Jardim para o Vasco e projeta futuro

Roger Flores fala sobre a importância de Léo Jardim para o Vasco da Gama, cobra renovação e fala sobre interesse de outros clubes.

Craque Neto enaltece Vegetti: ‘É monstro de centroavante’

Torcedor do Corinthians, Craque Neto elogia Vegetti, do Vasco da Gama, e aponta centroavante como bom reforço para clubes paulistas.

Relação entre Diniz e Rayan no Vasco tem admiração mútua e elogios

Rayan e Fernando Diniz formam parceira no Vasco da Gama, com admiração de ambas as partes, elogios e broncas.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Operário-PR

No confronto válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, o Vasco da Gama enfrentou o Operário-PR e teve um lucro de quase R$ 500 mil.

Alexandre Pato assistiu a Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.

Novo dirigente do Vasco pode ser chave para renovação com Léo Jardim

Novela envolvendo Léo Jardim e Vasco da Gama pode terminar com a chegada de um diretor de futebol no Cruzmaltino.